A Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia quer reinventar o turismo ferroviário e a região da Beira Baixa através de projetos de empreendedorismo e inovação concebidos pelos seus estudantes. A primeira edição do “Tourism Train Experiences” arranca na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, com uma conferência no auditório do Campus de Lisboa da Universidade Europeia, e culminará na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, em Março de 2016.
Esta incubadora de ideias nasce no seio da Universidade Europeia com o objetivo promover e valorizar o comboio como meio de transporte turístico de excelência e as regiões adjacentes da Beira Baixa. Acredita a Universidade Europeia que os seus estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade podem dar um contributo valioso para o seu reposicionamento e relançamento através de projectos empreendedores.
Efectivamente, e apesar de, no panorama nacional, a Beira Baixa não sobressair como uma zona turística capital, esta região do país multiplica boas práticas, envolvendo as comunidades locais, que lhe conferem excelência turística. Pela riqueza das iniciativas desenvolvidas, pela capacidade de integração de todos os stakeholders num processo de governação turística que importa destacar, entendeu a Universidade Europeia encetar um programa de inovação e empreendedorismo feito por alunos e para os alunos, nesta zona do país.
Esta iniciativa, que se realizará numa base anual, materializa-se este ano num programa de atividades em torno do turismo comunitário e da inovação, envolvendo estudantes e docentes da Universidade, “marcas-destino” da Região Centro e suas comunidades.
Um dos pontos altos desta iniciativa terá lugar nos dias 18 e 19 de dezembro, com a realização de uma viagem a bordo do “TourismTrain”, um comboio personalizado pela CP – Comboios de Portugal, no qual será realizada a apresentação e seleção dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola de Turismo, Desporto de Hospitalidade da Universidade Europeia. Este comboio levará estudantes e docentes da Universidade Europeia até aos territórios das várias “marcas-destino” envolvidas, onde serão apresentadas ideias e estratégias para a maximização da sua atratividade turística.
A primeira edição do “TourismTrainExperiences” terminará em março de 2016, em plena Bolsa de Turismo de Lisboa, na qual serão anunciados, apresentados e premiados os projetos vencedores, ainda que o grande prémio desta iniciativa seja devolver o protagonismo ao Comboio e às regiões onde estratégias de excelência turística marcam as agendas das suas comunidades.