Estudo: 78% dos europeus mantêm planos de viagens entre junho e dezembro deste ano

Apesar das restrições de movimento nos vários países a nível mundial, em consequência da pandemia da Covid-19, muitos são aqueles que se mantêm otimistas quanto ao reinício das viagens ainda este ano, segundo um novo inquérito realizado pela LuggageHero, serviço de armazenamento de bagagens em 40 cidades europeias e norte-americanas. O estudo foi realizado entre 5 e 9 de abril de 2020, através de formulários online.

Quase 60% tinham uma viagem planeada para abril ou maio e a maioria (91%) já cancelaram essas viagens ou estava prestes a fazê-lo. Mais de metade estava a planear realizar essas viagens com pelo menos outra pessoa.

Mostrando otimismo, 78% dos inquiridos afirmaram que continuavam a manter os seus planos desde que não houvesse uma quarentena nos destinos. Isso significa que, por agora, o impacto na indústria de viagens de junho a dezembro seria de 22%.

Questionados sobre o período de viagens que vai de junho a dezembro, 54% dos europeus já tinham viagens planeadas nos seus calendários, e mais de dois terços estavam a planear viajar com pelo menos outra pessoa.

Entre as pessoas que afirmam que vão continuar a viajar entre junho e dezembro, quase metade (44%) admite que não irão alterar o seu destino original. No entanto, 35% respondeu que agora tentariam evitar as grandes cidades eos transportes públicos e, em troca, iriam centrar-se em parques e atividades ao ar livre.

Quase metade dos inquiridos continuam a planear viajar para o estrangeiro, e 47% respondeu que estão a considerar substituir as viagens internacionais por nacionais em 2020..

Somente 6% dos inquiridos europeus admite que não viajarão em 2020, em comparação com 17% do inquérito anterior.

A LuggageHero levou a cabo um inquérito similar há três semanas. Agora somente 36% dos participantes admitem que vão manter a mesma intenção de viajar em 2020: 35% irão reduzir os seus gastos de viagens em 40%, enquanto que 29% dos inquiridos afirmam que irão reduzi-los em mais de 40%, o que representa uma ligeira descida de 3% face ao anterior inquérito.

Os participantes do estudo de abril continuam a mostrar uma grande vontade de viajar no futuro, mas com mais precauções. A LuggageHero destaca que o inquérito anterior mostra que 46% iria manter a sua intenção de viajar.

Em apenas três semanas, este número desceu 10%. No que diz respeito à mudança de viagens internacionais para viagens domésticas, o número quase triplicou de 17% em março para 47% em abril. As decisões quanto ao destino mudaram ligeiramente, com mais 2% de pessoas (de 33% para 35%) a quererem evitar destinos urbanos em busca da natureza e de atividades ao ar livre.