Estudo diz que os viajantes de Portugal são os mais rápidos a pedir compensações

Um estudo da AirHelp e divulgada à imprensa, revela que os viajantes de Portugal são os mais rápidos a submeterem pedidos de compensação, após sofrerem perturbações em voos elegíveis ao abrigo do regulamento EC261.

Entre os países analisados, o estudo indica que Portugal, Holanda e Áustria são os que menos tempo esperam para serem compensados, demorando, em média, entre 34 e 35 dias a submeterem o pedido às companhias aéreas. Comparando com outros países próximos, os pedidos efetuados a partir do nosso país estão cerca de cinco dias à frente dos de Espanha e dez dias à frente dos de França. Por outro lado, os passageiros do Canadá, Noruega e EUA são os que demoram mais a pedir compensações (entre 57 e 52 dias).

A análise da AirHelp incide nos pedidos apresentados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018 em 21 países da Europa e América.

Quais são os direitos dos passageiros?

De acordo com o regulamento EC261, os passageiros podem ter direito a uma compensação de até 600€ por pessoa, no caso de atrasos superiores a três horas, cancelamentos de voos ou impedimento de embarque. As condições para que tal aconteça determinam que o aeroporto de partida se encontre dentro da UE ou que a companhia aérea tenha sede na UE. Além disso, a perturbação deve ser causada pela companhia aérea e não por circunstâncias extraordinárias, como tempestades, emergências médicas ou terrorismo.

Como podem os passageiros submeter pedidos de compensação?

Os passageiros que experienciem perturbações nos voos podem submeter pedidos de compensação junto das companhias aéreas. No entanto, se não receberem uma resposta ou se lhes for negada a compensação, podem recorrer ao site ou app da AirHelp, para verificar se têm direito à compensação e submeter o pedido.

Como se comportam os viajantes?

Por norma, os viajantes dos países da UE (à exceção da Noruega) demoram menos tempo para apresentar pedidos de compensação. A AirHelp estima que talvez isso aconteça porque o regulamento EC261 é uma lei europeia e, por isso, os europeus estão mais cientes da proteção que este proporciona. Veja abaixo a lista completa dos tempos médios para pedidos de compensação.