O mais recente índice de preços de viagens da Advito, a divisão de consultoria da BCD Travel, indica que as tarifas aéreas intercontinentais a partir da Europa deverão aumentar entre 2% e 3% no quarto trimestre deste ano. O estudo refere que as tarifas Economy intercontinentais estavam a regressar à “normalidade” na sequência de reposição da capacidade aérea a nível mundial. A diferença de preços entre mercados resulta, por um lado, da retoma da capacidade e do aumento da oferta e, por outro lado, do reforço da procura.
A análise da Advito explica ainda que a recuperação progressiva da capacidade global conduz a uma maior disponibilidade de tarifas mais baixas em classe económica. No entanto, as tarifas de negócios resistem devido a uma sólida recuperação das viagens corporativas em 2024, juntamente com a crescente procura das viagens de lazer Premium.
De acordo com o índice, os dados mostram que as tarifas de classe executiva para voos de longo curso a partir da Europa vão subir 2% no quarto trimestre, enquanto que as tarifas de classe económica aumentarão 3% no mesmo período. As tarifas também demonstram uma tendência para alta no quarto trimestre em comparação com o terceiro trimestre de 2024.
As oportunidades de poupança para reservar tarifas intercontinentais mais baratas em comparação com o ano passado são comuns a partir da Ásia, América do Norte e América Latina para a maioria dos destinos intercontinentais.
Nos mercados nacionais e regionais, em voos de curto e médio curso na Europa, as tarifas de classe Business aumentaram apenas 1%. Por sua vez, as tarifas nacionais na classe económica continuam a subir significativamente na maioria das regiões. Concretamente, as tarifas de classe económica nos mercados regionais e domésticos europeus aumentaram 10% em igual período. A Advito aponta que este aumento dos preços na classe económica deve-se a “uma forte disciplina de capacidade oferecida, combinada com uma procura sólida”.
As tarifas NDC, normalmente disponíveis em voos de curto e médio curso, podem reduzir ligeiramente a disparidade de preços, em comparação com o ano passado, especialmente nas companhias aéreas europeias.