Estudo revela que portugueses estão cada vez mais interessados em fazer férias de voluntariado

O estudo da eDreams revela que mais de metade dos viajantes portugueses nunca praticou viagens de voluntariado, mas põe em cima da mesa a possibilidade, dando destaque aos homens como os mais interessados em férias desta natureza, cerca de 63% contra 53% das mulheres inquiridas.

O interesse dos portugueses para férias de voluntariado é superior à medida global, que está nos 32%, face a 35% dos inquiridos que se mostram mais dispostos agora do que antes da pandemia.

As principais motivações apontadas são a vontade de ajudar quem precisa (69% dos inquiridos), conhecer realidades e culturas diferentes (63%) e o desejo de sentir-se bem consigo mesmo (43%).

Em cenários hipotéticos, a eDreams tentou descobrir onde é que os portugueses gostariam de intervir nestas viagens de voluntariado, sendo que 50% dos inquiridos escolheria ajudar a população local e 49% dedicar-se-ia a ações de ambiente e sustentabilidade. A faixa mais jovens, dos 18 aos 24 anos, mostrou-se mais recetiva à ideia de apoio aos animais.

Nas férias de voluntariado uma parte da estadia é dedicada a ações de ajuda à comunidade ou ao ambiente no destino escolhido, sem qualquer remuneração em troca, e parece que será uma tendência já em 2023.