Estufa Real: Um evento memorável numa estufa do século XVIII

Estufa Real: Um evento memorável numa estufa do século XVIII

Em pleno Jardim Botânico da Ajuda, que este ano comemora o seu 250º aniversário, existe um espaço gastronómico de excelência que o convida a experimentar sabores mediterrânicos e a realizar o seu próximo evento.

Em Lisboa, no Jardim Botânico da Ajuda, projetado pelo botânico italiano Domingos Vandelli, vindo de Pádua a pedido do Rei D. José, é possível almoçar ou jantar numa estufa de plantas do século XVIII. O restaurante Estufa Real é integrado no Jardim Botânico da Ajuda em 1999, altura em que este santuário verde com mais de três hectares estava a ser renovado para que o visitante pudesse desfrutar de um jardim centenário de grande riqueza histórica e botânica.

Instalado numa estufa de plantas totalmente renovada, o restaurante manteve os elementos exteriores característicos e a nível de interiores houve uma preocupação em manter a arquitetura original. Inicialmente vocacionada apenas para o serviço de restaurante e cafetaria, a Estufa Real foi ampliando a sua influência para a área dos eventos e, hoje, o foco principal da sua atividade é a realização de casamentos e festas particulares ou empresariais, sendo já reconhecida e procurada no mercado para este efeito. Atualmente conta com o Estatuto PME Líder 2017 e PME Excelência, galardões que a incentivam a seguir o caminho de qualidade e inovação como lema de trabalho diário.

Para que tudo corra da melhor maneira, está permanentemente instalada no exterior uma Tenda com capacidade para 300 pessoas, isolada e devidamente climatizada para que, em qualquer época do ano, seja possível oferecer aos clientes as melhores condições de utilização. Também é possível realizar eventos no exterior do restaurante, ao ar livre e em pleno jardim o que permite o contacto com a beleza natural circundante e proporciona cenários idílicos que combinam os tons verdes do jardim com o azul do Tejo como pano de fundo, aquela que é considerada uma das vistas mais deslumbrantes da cidade.

Há um ano, a Estufa Real alargou a sua oferta de serviços implementando o Outside Catering que, segundo a administração, está a superar as expectativas iniciais em termos de procura.

Sabores mediterrânicos

A Estufa Real baseia-se numa cozinha de sabores mediterrânicos. Entre as especialidades mais apreciadas está o lombo de bacalhau fresco sobre esmagado de batata-doce e legumes. Para refeições ligeiras recomenda-se a salada da casa com verduras, camarões, salmão fumado e couli de manga. A grande estrela da “casa” é o Brunch dos domingos, uma referência na cidade, que conta com pratos quentes de carne, peixe e vegetariano, além de entradas de marisco, mesa de queijos e pães, compotas artesanais e pão-de-ló tradicional.

 

Reservas: https://www.estufareal.com/ 213 619 400/ geral@estufareal.mail.pt

Este artigo foi publicado na edição 314 da Ambitur.