Segundo o mais recente relatório “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – Wave 5”, da European Travel Comission (ETC), 54% dos europeus querem viajar antes do final de julho de 2021. Embora apenas 12% estejam dispostos a viajar até final de março, a perspetiva para a primavera e o verão permanece otimista, sendo que 34% dos europeus planeiam viajar entre maio e julho. Os inquiridos também estão cada vez mais a apontar para viagens dentro da Europa, sendo que neste momento 41% quer viajar para outro país europeu, o valor mais elevado desde que este inquérito começou. 35% prefere ficar no seu próprio país.
O lazer continua a ser o principal motivo para viajar para 46% dos inquiridos com planos de curto prazo.
Os europeus demonstram também maior interesse por férias de sol & praia (18%) e cada vez menos vontade de visitar destinos de cidade (16%). Viagens culturais continuam a ser populares entre 14% dos inquiridos.
O sentimento em relação a viagens aéreas também está a melhorar. 54% dos inquiridos afirmam que estão dispostos a viajar de avião, o maior número desde que o inquérito se iniciou. Ao mesmo tempo, somente 16% dos europeus vê o avião como uma ameaça à saúde, descendo dos 20% identificados no primeiro inquérito.
Viajar de carro permanece como o segundo meio de transporte preferido para 36% dos viajantes.
Espanha, Itália, França, Grécia e Alemanha são os cinco países europeus mais populares para visitar, e este ranking permanece inalterável desde o último relatório.
Os inquiridos continuam a demonstrar uma clara preferência por fontes digitais, quer para planear viagens ou para reservar. Os sites de viagens (17%) e os motores de reserva online (44%) continuam a liderar as listas respetivas.
Em simultâneo, os sites de provedores de serviços estão cada vez mais populares no planeamento e reserva para 12% e 29% dos europeus, respetivamente.
Os sites de destinos e as páginas de redes sociais também são favoritos de 13% dos inquiridos quando planeiam as suas viagens.
Quando questionados sobre que característica é mais importante para as viagens este ano, a maior percentagem (24%) dos europeus ainda coloca a saúde e segurança em primeiro lugar. A sustentabilidade é escolhida por 5% dos inquiridos e está, pela primeira vez, no TOP 6.
Como em todos os estudos anteriores, o desenvolvimento da vacina da Covid-19 continua a ser o fator essencial para a tomada de decisão de viajar entre 11% dos inquiridos, agora partilhando o primeiro lugar com “a eficácia do destino em gerir a Covid-19”. O requisito de um teste à Covid-19 antes de viajar surge bem próximo, no terceiro lugar, com 10% dos inquiridos a escolherem esta opção.
A possibilidade de ficar em quarentena durante uma viagem (16%) seguida de o crescente número de casos de Covid-19 (14%) e adoecer (13%) continuam a prevalecer entre as preocupações de viagens para os europeus. Os fatores económicos são atualmente de menor importância.
Os protocolos de Saúde e Segurança nos destinos são fundamentais para ter uma experiência de férias mais segura e relaxada, segundo 69% dos europeus com planos de viagem a curto prazo. Pelo contrário, 21% dos inquiridos alegam que os protocolos podem estragar a experiência de viagem, e 10% dizem que são indiferentes.
Recomendações para os destinos
Dada a importância de uma vacina para o processo de tomada de decisão de viajar, a ETC afirma que os destinos devem monitorizar a implementação da vacina nos países emissores e ficar nos grupos de prioridade que já a receberam (ou seja, turistas mais velhos).
A crescente confiança nas viagens aéreas deve levar as autoridades dos destinos a alargar os seus esforços de marketing a mercados de médio curso e a países emissores mais dependentes de voos, e ao mesmo tempo desenvolver sinergias com companhias aéreas e hotéis para campanhas de marketing partilhadas (parcerias).
Uma vez que os europeus estão preocupados com a sua segurança pessoal na sua experiência, os organismos e entidades de turismo devem implementar campanhas de afirmação que abranjam transportes, atrações, restaurantes e cafés, bem como o alojamento.
Sendo o grupo etário entre os 35-44 anos o mais provável para viajar, os destinos devem realçar os elementos mais atrativos para famílias, tais como parques e espaços ao ar livre onde as famílias possam passar algum tempo em segurança. Os organismos de turismo dos países devem promover rotas turísticas nos seus sites a explorar de carro.
Recomendações para empresas/negócios
Com os cidadãos seniores de toda a Europa como prioridade para a vacinação e o grupo etário de +55 mais positivo em relação às viagens, as empresas e os agentes de viagens devem ter como alvo este grupo etário e promover produtos adequados (como cultura), com uma forte ênfase na saúde e segurança.
Com mais de um terço dos inquiridos a planear viajar em maio-julho 2021, as empresas devem começar a preparar-se e a promover experiências de sol & praia e city break. No entanto, como muitos europeus permanecem pouco seguros acerca da viabilidade dos seus planos, são obrigatórias políticas de cancelamento apropriadas e condições de reserva flexíveis.
Os provedores de serviços devem alargar a flexibilidade além das políticas de cancelamento, no que diz respeito aos pagamentos.
Devido aos receios de transmissão do vírus em restaurantes e cafés, os proprietários dos estabelecimentos devem conquistar a confiança dos clientes com a implementação rigorosa de protocolos de saúde e segurança e publicitar quaisquer medidas nas suas campanhas promocionais.