ETC lança Guia de Boas Práticas Turísticas Sustentáveis

ETC lança Guia de Boas Práticas Turísticas Sustentáveis

Categoria Advisor, Política

A European Travel Comission (ETC), que representa 33 organizações nacionais de turismo na Europa e é atualmente presidida por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, lançou ontem um Guia para o Encorajamento de Práticas Turísticas Sustentáveis. O Guia pretende servir de referência na construção de práticas sustentáveis no trabalho diário levado a cabo por estas organizações e pelos stakeholders do turismo.

O Guia serve como resposta às dificuldades que as organizações de viagens e de turismo, em particular as PME, têm para concretizar políticas sustentáveis devido à complexidade das políticas, acreditações, financiamentos, entre outros. E contém case studies a nível mundial de organizações e destinos que conseguiram adotar práticas de turismo mais economica, social e ambientalmente sustentáveis ao longo dos anos.

A ETC acredita que as organizações de turismo locais e nacionais têm um papel fundamental no sentido de juntar os stakeholders para, em conjunto, desenvolver uma visão comum de implementação do turismo sustentável. Esta visão incentiva-os a trabalhar com parceiros comerciais e académicos, bem como com associações da indústria e do setor público de modo a gerar perspetivas de valor e identificar formas de ajudar os turistas da Europa a fazerem escolhas mais ambientais e amigas do ambiente antes e durante as suas viagens.

O guia também reconhece que as organizações de turismo e de viagens, sobretudo as pequenas e médias empresas, que querem agir, deparam-se muitas vezes com dificuldades em “navegar” pelo leque complexo de projetos de acreditação, sistemas de monitorização, mecanismos de financiamento, campanhas e até equipamento que existem no “espaço” da sustentabilidade. E apresenta assim exemplos de práticas responsáveis, juntamente com uma série de recomendações práticas.

Para Luís Araújo, “os destinos têm um papel crucial a desempenhar no reforço da posição da Europa e na liderança da transformação num mundo pós-pandémico. Com esse fim, a ETC espera que este guia aumente a partilha de conhecimento e funcione como um veículo para as NTOs e as DMOs tornarem os seus destinos mais sustentáveis e resilientes a longo prazo. Este guia proporcionará uma plataforma para a partilha de case studies e ações que poderão ser implementadas pelos destinos para incentivar tanto a oferta turística como a procura a terem um comportamento responsável. Acreditamos que este guia vá apoiar os destinos europeus nos seus esforços de construir um setor do turismo que respeite mais o ambiente e que beneficie as economias e comunidades locais nos anos futuros”.

Pode fazer o download do Guia aqui.