ETC: Portugal é o 6º destino europeu mais desejado na retoma de viagens

De acordo com um relatório recente da European Travel Comission (ETC) – “Monitoring sentiment for domestic and intra-european travel” -, que analisou as intenções de curto prazo para viagens domésticas e intra-regionais na Europa, 49,4% dos europeus pretende viajar nos próximos seis meses (uma queda de 8% face ao anterior relatório), com apenas 17,1% a afirmarem querer viajar até final de janeiro de 2021. 18,1% diz não ter planos de viagens, o que corresponde a um aumento de 17% face ao anterior estudo. 45% dos europeus espera poder reprogramar a sua viagem pré-pandemia com a vacina.

Entre os 10 países europeus mais desejados para retomar as viagens, segundo este estudo, estão Espanha (8,2), Itália (8,1%), França (7,1%), Alemanha (6,3%), Grécia (5,6%), Portugal (4,6%), Reino Unido (4,4%), Croácia (3,8%), Áustria (3,3%) e Países Baixos (3,1%).

38,2% dos inquiridos vão viajar internamente e 37,8% escolherão visitar outro país europeu na próxima viagem.

O estudo indica ainda que apesar do efeito da pandemia nas cidades, as city breaks continuam a ser as opções de viagem preferidas para 19,3% dos europeus. Outras preferências incluem férias na natureza e no exterior (15%) e viagens culturais (14,4%). Para os europeus que querem viajar até final de janeiro de 2021, uma viagem na natureza é ligeiramente mais popular (17%).

Entre aqueles que planeiam viajar nos próximos seis meses, 50,8% afirma querer fazê-lo recorrendo ao avião, e o automóvel é a segunda escolha mais popular para 37,3% dos inquiridos.

As viagens aéreas continuam a levantar mais preocupações para 18,6% dos europeus. E, numa viagem, os restaurantes e bares entraram, pela primeira vez, no TOP5 das partes mais preocupantes de uma viagem para 11,3% dos inquiridos. Outras preocupações são as medidas de quarentena, o receio de adoecer no destino e o aumento de casos de Covid-19 para 15,4%, 12,8% e 12,6% dos viajantes, respetivamente.

Entre os comportamentos de viagem a ETC destaca que o lazer e visitar familiares e amigos continuam a estar entre os principais motivos para viajar para 63,1% e 22% dos inquiridos, respetivamente. Para esta ´
época de natal, a visita a familiares e amigos são as mais populares para 27% dos europeus.

Os europeus parecem mostrar preferências similares para viajar com o seu companheiro (35,4%) e família (34,8%). Viajar sozinho é a preferência de 15% dos inquiridos.

Uma vacina e políticas flexíveis de cancelamento mantêm-se em níveis similares no que diz respeito aos fatores que levarão a decidir viajar entre 11,3% e 10,7% dos inquiridos, respetivamente. O levantamento total de restrições de viagens (10,2%) e testes antes de viajar (9,7%) seguem-se de perto.

No que diz respeito aos destinos, as recomendações da ETC passam pelo desenvolvimento de pacotes empresariais ou de estadia especificamente concebidos para os residentes, incluindo o uso de quartos de hotel como escritórios temporários. E aconselha que os destinos comecem a desenvolver um plano de ação para a primavera-verão 2021 que foque na Saúde e Segurança.

Quanto às empresas, as recomendações passam por investir mais no marketing digital e em produzir conteúdo que mantenha a notoriedade da marca, apesar dos confinamentos. Os agentes de viagens podem concentrar-se em ajustar a sua oferta para 2021 a clientes com mais de 55 anos, pois este será o grupo com maior probabilidade de recorrer aos seus serviços.