Eu sou agente de viagens… Lurdes Pais

“Entrar” dentro do mundo dos agentes de viagens, pelas “mãos” dos próprios é o que se propõe a Ambitur.pt nesta rubrica. Hoje, Lurdes Pais, sócia gerente da LA Viagens, está em destaque.

Como se caracteriza?

Idealista e voltada para o bem comum… firme nas minhas posições… comunicativa como ferramenta para levar aos demais os meus pontos de vista, gosto de confrontar e não tenho medo de causar impacto, respeitando sempre opiniões opostas… falo o que penso c/ respeito e devido cuidado tentendo não ferir suscetibilidades. Acredito que todos são iguais, mas podem ser individualistas. Ainda que esteja magoando alguém, permaneço fiel às minhas ideias… sou cuidadora e Não me considero superior , por isso trato todos de igual para igual…

Qual o destino que mais a marcou pela positiva, porquê?

Para mim todos os destinos são marcantes, pois sair de casa e conhecer novos ambientes, culturas e paisagens é especial.

Qual o destino que mais a marcou pela negativa, porquê?

Não existe. Por regra faço um reset do último destino que visitei de forma a que a nova viagem tenha atenção merecida. Temos de aceitar e compreender as diferenças culturais. Afinal todos os destinos têm o seu charme.

Qual o destino que mais desejava conhecer, porquê?

Japão 😊.

Qual o destino que não se cansa de ir, porquê?

Casa 😉 O meu templo diário e a minha harmonia pessoal.

Qual o seu próximo destino, o que espera ver?

Indonésia. Localiza-se entre o Sudeste Asiático e a Austrália. Este país atrai-me pelo seu clima, herança cultural e paisagens naturais – praias, cachoeiras, vulcões, vegetação – é um dos países de maior biodiversidade do mundo. A beleza natural, a sua espiritualidade e o povo fazem me ser o meu próximo destino. Adoro.

Idílicas ilhas e praias de água azul turquesa, a selva tropical, os rios, as cascatas, as plantações de arroz, o povo e toda uma cultura repleta de tradições e espiritualidade… A gastronomia é baseada em influências chinesas, europeias, árabes e indianas que amo.

Que lembrança nunca se esquece de trazer?

Íman de frigorífico e peças decorativas 😉

Quais as tendências de destinos que pressente por parte dos clientes para este ano?

Em 2022 as viagens internacionais regressaram em pleno, tendo superado grande parte das perdas registadas em 2020 e 2021 (em virtude da COVID-19).

Espera-se que, em 2023, o crescimento da atividade turística se mantenha, apesar dos desafios que se colocam ao setor: um ambiente económico instável, uma inflação elevada e sem fim à vista – que coloca em risco a sobrevivência de muitas famílias – e o aumento dos preços da energia, agravado pelo conflito Rússia/Ucrânia, são obstáculos que podem ter impactos no ritmo de recuperação do turismo.

Em 2023 a procura por destinos de natureza deve-se manter em alta, porém será expectável que também as cidades, sobretudo as capitais europeias, alcancem os registos pré-pandemia.

  • O “last minute” está em baixa: a maioria dos inquiridos prefere, agora, planear as férias com bastante antecedência;
  • Viajar com um propósito;
  • Adeus, zona de conforto, é tempo de choque cultural
  • A ideia de “recuperar o tempo perdido” também impulsionará o aumento contínuo das viagens multigeracionais. Visitar familiares e amigos continua a guiar a escolha de destinos de viagem para muita gente;
  • Açores, Portugal
  • Grécia
  • SENEGAL
  • Marrocos / Tunísia
  • Tailândia
  • Caraíbas
  • Europa

O que é ser agente de viagens?

Acima de tudo tem de ser uma pessoa paciente, que está muito atenta ao que se está a passar. Estamos a falar de um setor que é de serviços, de pessoas para pessoas, logo a pessoa tem de ser simpática e ter sempre um sorriso. Tem que haver algum cuidado com o trabalho que se faz, pois estamos a falar de serviços que vão ser consumidos por alguém que sonhou ir de férias para algum lado. E então tem de haver aqui algum cuidado da parte de quem prepara toda a documentação, no caso de ser uma agência de viagens. Portanto tem de ser uma pessoa muito cuidadosa. Tem de ser uma pessoa dinâmica, inovadora. Ser um líder para tomar as rédeas da situação. Ser uma pessoa responsável. O turismo, e os setores da hotelaria e restauração, para aqueles que queiram apostar, é um investimento de longo prazo, uma maratona. E as pessoas têm de perceber que enquanto não apostarem na sua formação a nível pessoal, seja dentro ou fora do trabalho, dificilmente vão ter esta progressão de carreira que nós achamos possível dentro do turismo.

Onde fica a sua agência de viagens? Quer contar um pouco da sua história?

A minha agência fica no Município de Paredes, local com uma conjugação vibrante entre o passado e o futuro, numa harmonia entre os costumes que nos remetem aos primórdios da nacionalidade e as práticas que colocam Paredes no centro do desenvolvimento industrial em Portugal.

A LA viagens nasceu num almoço de amigos/FAMÍLIA, numa conversa melancólica onde senti que após tantos anos de Agência Abreu, precisava de mudança.

 

Se também quiser partilhar a sua experiência com a Ambitur e fazer parte desta rubrica, contacte-nos para o email [email protected]