EUA são mercado que mais tem crescido para Portugal em turistas e despesa turística

O Pestana Hotel Group organizou esta sexta-feira, dia 28 de abril, um debate subordinado ao tema “Turismo & Imobiliário no âmbito das relações Portugal/EUA”. António Martins da Costa, presidente da Câmara de Comércio Americana em Portugal (AmCham), abriu as “hostilidades” apontando o forte crescimento do mercado americano que, em 2022, teve uma quota de 10% dos turistas estrangeiros no nosso país. Ou seja, foram 1,5 milhões de turistas americanos que vieram a Portugal no ano passado, um crescimento de 25,3% face a 2019, sendo aliás este o mercado de maior crescimento. Também as dormidas aumentaram 27% relativamente ao ano pré-pandemia.

Ana Paula Vila

Para 2023, António Martins da Costa acredita que esta tendência se mantém, continuando a verificar-se “uma aceleração superior a outros mercados”. E não hesita em afirmar que os EUA “são a fonte que está a aumentar mais em número de turistas e despesa de turismo induzida, mas também em investimento imobiliário”. Atualmente, os EUA ocupam a 5ª posição a nível das receitas turísticas, tendo crescido 52%.

Por sua vez, Ana Paula Vila, responsável pela área do Turismo na Embaixada Americana em Lisboa, abordou a evolução dos turistas portugueses nos EUA. E lembrou que, em 2019, Portugal apenas levou 15 mil turistas para este país, tendo caído naturalmente nos anos da pandemia, mas já recuperado para os 14 mil em 2022. A responsável adiantou que, este ano será um ano “para quebrar recordes”. E, até fevereiro, já foram quase 10 mil os turistas portugueses que viajaram para os EUA.

Por Inês Gromicho