Europcar Mobility Group cria nova Unidade de Negócio para acelerar as suas novas atividades de mobilidade em 2019

Europcar Mobility Group cria nova Unidade de Negócio para acelerar as suas novas atividades de mobilidade em 2019

Categoria Business, Transportes

O Europcar Mobility Group transformou-se em menos de cinco anos numa “empresa de serviços de mobilidade” oferecendo atualmente uma ampla gama de soluções neste segmento: desde o aluguer de automóveis, passando pelos serviços de motorista, partilha de veículos (carros e motos) e aluguer de automóveis peer-to-peer, entre outros. Essa transformação foi apoiada na reorganização em cinco Unidades de Negócios, nomeadamente Automóveis, Vans & Trucks, Low Cost, Nova Mobilidade e Cobertura Internacional (onde se incluem os franchises, as alianças e o desenvolvimento internacional de vendas).

Em 2019, o Europcar Mobility Group procurará desenvolver estas novas actividades através da sua nova Unidade de Negócios de Mobilidade e de uma nova aposta no posicionamento em segmentos que na Europa têm vindo a crescer a dois dígitos – incluindo o carsharing, serviços de motorista e aluguer de automóveis peer-to-peer –  que apresentaram em 2018 um aumento de + 52% face a 2017 (resultados acumulados referentes ao final do terceiro trimestre de 2018).

O objetivo será duplicar as receitas do Grupo nestas atividades em 2019 através do crescimento em cidades onde detém já operações e da abertura de serviços em novas cidades e novos países. Na vanguarda destes desenvolvimentos encontram-se as marcas Ubeeqo (carsharing round-trip B2B e B2C), Scooty (Scooter sharing) e Brunel (serviços de motorista).

Nos quatro novos países onde o Europcar Mobility Group planeia desenvolver estes serviços incluem-se Portugal, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia, intensificando a presença nos atuais 7 países onde o Grupo detém já operações (França, Alemanha, Bélgica, Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido). Para apoiar esta expansão o Grupo irá duplicar a frota de automóveis partilhados de 2.500 para 5.000.

A equipa de gestão da unidade de negócios foi também reorganizada em linha com este propósito:

– Sheila Struyck, responsável pelo lançamento de iniciativas de new mobility e set-up da  respectiva Unidade de Negócios e Laboratório de inovação do Grupo, desde há 4 anos, deixará o seu papel executivo de Diretora da Unidade de Negócios e atuará como consultora sénior para a Unidade de Negócio;

– François Barraud é nomeado vice-diretor da Unidade de Negócios, sob a liderança de Fabrizio Ruggiero, vice-presidente executivo do Grupo e Chefe das Unidades de Negócio. François Barraud tem mais de 25 anos  e um histórico comprovado de sucesso da implementação de sinergias, como factores de aceleração e ampliação de negócios, em França e noutros outros países, além de experiência em vários ambientes de negócios (onde se incluem empresas como a Bain & Company, Grupo Carrefour e Arc internacionais) e players digitais e empresas de tecnologia – como o Microsoft Brainsonicand – onde ocupou vários cargos de gestão sénior. As suas principais prioridades serão gerir o crescimento e otimizar as sinergias existentes entre a Nova Unidade de Negócios de Mobilidade e as outras atividades do Grupo.

Fabrizio Ruggiero, vice-presidente executivo do Europcar Mobility Group e diretor das Unidades de Negócios (Aluguer de automóveis, Vans&Trucks, Low Cost, New Mobility e Internacional), afirmou a propósito desta nova unidade que: “Como empresa de serviços de mobilidade queremos oferecer aos nossos clientes uma alternativa atractiva à propriedade do automóvel, proporcionando uma experiência de mobilidade aberta para todos. Vamos procurar expandir estas novas atividades de mobilidade de forma sustentável e rentável com base no nosso know-how histórico em gestão de frotas. É exatamente isto que planeamos fazer em 2019.”