Europcar Mobility Group rumo à eletrificação da frota com novos Tesla

O Europcar Mobility Group (EMG) introduziu viaturas Tesla na sua frota de rent-a-car. O reforço da frota elétrica da empresa vai ao encontro do compromisso assumido pelo grupo através da sua estratégia global de mobilidade sustentável. Os Tesla, que vão integrar a oferta premium do EMG, são totalmente elétricos e têm uma autonomia de cerca de 500 km. Para já vão estar disponíveis quatro viaturas Model 3 em Lisboa sendo reforçada a disponibilidade em setembro com mais uma viatura Model 3 e 5 viaturas Model Y.

O compromisso do EMG com a mobilidade sustentável já vem de longe. As iniciativas sustentáveis remontam a 2005, quando o grupo foi o primeiro player do setor de rent-a-car a aderir à Convenção Global das Nações Unidas assinando o pacto a favor do desenvolvimento sustentável, revela, em nota de imprensa.

Em 2019, o EMG reforçou esta ambição ao aderir à iniciativa Science Based Targets, para realizar ações alinhadas com os objetivos do Acordo de Paris, e lança o seu programa “Frota Sustentável”. Desde 2021, esta ambição está inserida num plano abrangente de redução de emissões carbono, permitindo ao grupo ter uma abordagem sistémica, reunindo e impulsionando todos os processos-chave que têm impacto nesta redução. Mais recentemente, em março deste ano, foi a primeira empresa de serviços de mobilidade que viu os seus objetivos de redução de carbono serem aprovados pelo SBTi (Science Based Targets).

A iniciativa Science Based Targets validou as metas corporativas de redução de emissões de gases de efeito estufa apresentados pelo Grupo, que foram considerados em conformidade com os Critérios e Recomendações desta organização. A aprovação destas metas de redução de carbono reforça a estratégia do EMG, que visa contribuir para a redução de emissões de carbono, incentivando alterações na sociedade que promovam, por exemplo, a mudança da propriedade do veículo para o uso, bem como com soluções de mobilidade verde pensadas para os clientes empresariais e de lazer.

Em maio deste ano, a União Europeia formalizou a Missão UE, iniciativa europeia que preconiza 100 cidades com impacto neutro no clima até 2030, de entre estas, constam Lisboa, Porto e Guimarães, cidades que tem estações Europcar.

Os contratos das cidades para o clima vão incluir um plano global para a neutralidade climática, de uma forma abrangente, incluindo os setores da energia, edifícios, gestão de resíduos e claro, os transportes e pressupõem a participação dos cidadãos, organizações de investigação e setor privado, onde se inclui o EMG, que mais uma vez se adianta desta forma com um forte compromisso rumo à eletrificação da sua frota.

Para Paulo Pinto, Head of Country do EMG Portugal, é fundamental estar na linha da frente das iniciativas que promovam a mobilidade sustentável. “Queremos continuar a liderar o setor de rent-a-car, no que respeita à oferta de soluções mais amigas do ambiente. Encaramos esta estratégia como uma oportunidade para cimentar a nossa posição no mercado. A transição ecológica está em marcha e o EMG vai fazer parte da solução para um ambiente mais sustentável. Os novos Tesla que disponibilizamos agora aos nossos clientes fazem parte desta estratégia”, conclui.