Europcar Portugal aposta nos “novos serviços de mobilidade”

A Europcar Portugal está a investir fortemente nos novos serviços de mobilidade, tais como o carsharing e o scooter sharing, de forma a oferecer maior flexibilidade aos seus clientes.

Nuno Barjona, Head of Marketing & New Mobility da Europcar Portugal, afirma que a subsidiária esforça-se por alcançar uma “oferta cada vez mais a pensar em flexibilidade, que é aquilo que os clientes cada vez mais precisam”. Para isso tem “feito uma aposta muito grande nos novos serviços de mobilidade porque é uma área que tem crescido bastante e que traz novos clientes”, assegura o responsável.

O carsharing e o scooter sharing chegam a Portugal no próximo ano. Nuno Barjona refere que este “é um negócio muito giro” e que “o que temos verificado este ano é uma explosão enorme de pedidos de scooters porque as pessoas começam a ver as motas nas ruas e querem alugar”. Assim, a Europcar decidiu actualizar a imagem das suas scooters “para que fiquem com uma imagem mais forte e chamativa”.

Mas as novas mobilidades também trazem desafios: “É um negócio que está a crescer por causa da questão do tráfego do automóvel, das cidades completamente entupidas. Não vai ser fácil, vai ser um crescimento lento. Precisamos de trabalhar em conjunto com as autoridades locais porque isto necessita de algum desenvolvimento do transporte público”, defende Nuno Barjona.

Outra novidade é o Chauffeur Service, também para os turistas: “Nós temos um conjunto de roteiros já definidos mas o cliente pode também fazer um roteiro à sua medida e nós damos-lhe um orçamento e levamo-lo a ver o que ele quiser” com a possibilidade de um guia turístico a acompanhar a viagem.
Nuno Barjona reflete que o mercado automóvel vai sofrer alterações e que a Europcar irá acompanhar essa mudança. “O carro vai mudar, já estamos a ver a questão dos combustíveis, mais a favor dos híbridos, e já se falam em terceiras alternativas. E depois há questão do autónomo que também vai aparecer”, explica. Os clientes também não serão os mesmos: “São clientes 100% digitais, eles vão querer fazer tudo no telemóvel e nós temos de nos adaptar a isso”, daí o investimento da Europcar Portugal no digital.

“Agora é preciso que se continue a investir no turismo e que se consiga que isto continue a crescer de uma forma sustentável”, refere o responsável. Nuno Barjona prevê, para este ano, um crescimento de 10,8% nos clientes diretos, 8,7% no mercado do turismo e 5,5% no mercado empresarial.