Evento pioneiro sobre turismo espacial e subaquático regressa em setembro

by Inês Gromicho | 29 Junho 2021 12:00

O evento pioneiro sobre turismo espacial e subaquático, que reúne as principais agências espaciais internacionais, vai realizar a segunda edição na Les Roches Marbella, de 22 a 24 de setembro, coincidindo com o equinócio de outono e em formato híbrido, com um primeiro dia em formato presencial e mais dois virtuais.

SUTUS[1] (“Space & Underwater Tourism Universal Summit”), cujo claim é “Beyond Natural Boundaries”, é um evento único a nível mundial, organizado por Les Roches Marbella e Medina Media Events, que realizou a sua primeira edição em 2019, no 50º aniversário da chegada do homem à Lua.

Este ano assistiu-se a marcos históricos como a chegada de sondas e robots a Marte de agências como a NASA, a agência espacial chinesa e a dos Emirados Árabes Unidos; para além das primeiras viagens privadas da SpaceX à Estação Espacial Internacional.

As principais agências espaciais, tais como a NASA e a ESA, aceitaram o convite do ano passado para se reunirem uma vez por ano no SUTUS para partilhar e explicar as suas missões ao resto do mundo. Além disso, já em Espanha, aproveitam a oportunidade para se encontrarem com empresas do setor aerospacial andaluz, uma das mais proeminentes a nível europeu, numa agenda de negócios movimentada organizada pela Agência para a Promoção Externa da Andaluzia (EXTENDA).

A edição de 2020 teve de ser cancelada devido à pandemia, mas os organizadores do evento, Les Roches Marbella e Medina Media Events, confirmaram esta semana as datas da segunda edição, que também tem o apoio do Ministério Regional do Turismo da Andaluzia e da Costa del Sol Turismo e Planeamento.

Através da Les Roches Marbella, a escola de formação hoteleira de referência em Espanha e uma das mais importantes do mundo, SUTUS é também um ponto de encontro para organizações internacionais de turismo e organismos institucionais.

Nesta segunda edição, e através da plataforma Medina Media Events que tem sido utilizada na Cimeira 4K-HDR, o 5GForum e a Extenda Global, os participantes virtuais e as empresas registadas poderão acompanhar todas as sessões por streaming e ter reuniões B2B entre si e com os oradores.

Para além do público e profissionais dos sectores aeronáutico, turismo de luxo e marítimo, à plataforma juntar-se-ão centenas de estudantes e ex-alunos de Les Roches que estudaram nos campus de Xangai (China), Crans Montana (Suíça) e Marbella (Espanha).

Estes estudantes e ex-alunos da Les Roches têm origem em mais de 100 países e formam uma comunidade de mais de 13.000 membros, com a maioria deles a trabalhar em hotéis de luxo em todo o mundo, ou que desenvolveram as suas próprias iniciativas.

O campus de Les Roches Marbella acolherá também uma área de demonstração onde diferentes empresas, nacionais e estrangeiras, apresentarão várias aplicações relacionadas com questões de turismo, como parte do compromisso dos organizadores do SUTUS em abrir a experiência da sala de aula aos avanços oferecidos pelas novas tecnologias.

Para a área subaquática do SUTUS 2021, a agenda incluirá oradores dos Estados-Unidos, Itália, França e Espanha, e contará novamente com o conselho do Cluster Marítimo-Marítimo Andaluz, presidido por Javier Noriega.

Nas próximas semanas, Medina Media Events antecipará os detalhes da segunda edição do SUTUS, cuja agenda oficial será publicada um mês antes do evento, bem como a inscrição sob registo para os três dias, que pode ser seguida através da plataforma virtual.

Devido a medidas anti-Covid, a participação presencial será restrita a oradores, instituições, patrocinadores, participantes VIP e meios de comunicação social.

Endnotes:
  1. SUTUS: https://sutusummit.com/

Source URL: https://www.ambitur.pt/evento-pioneiro-sobre-turismo-espacial-e-subaquatico-regressa-em-setembro/