Evento Quadrante – “O Paraíso do Sol”

Estão de regresso os workshops presenciais do Quadrante – Operador Turístico. Mantendo-se permanentemente ativo nas redes sociais durante o período pandémico, o Quadrante formalizou o primeiro momento formativo pós-pandemia no dia 30 de junho, no Selina Porto & Cowork e Selina Navis Cowork, com as Maldivas como ‘pano de fundo’.

Num final de tarde soalheiro, o evento Maldivas “O paraíso do Sol” do Quadrante — com a coparticipação da Turkish Airlines, Amadeus e Fashifaru —, iniciou-se com o habitual welcome drink, no Selina Porto & Cowork.

As quase uma centena de presentes foram posteriormente convidados a atravessarem a rua, em direção ao Selina Navis Cowork, onde decorreu o workshop destinado aos agentes de viagens. Coube ao administrador do Quadrante, Jorge de Andrade, as honras de abertura. No seu discurso, após os habituais agradecimentos, Jorge de Andrade recuou até 1996 — um ano após o nascimento da empresa —, ano em que o operador turístico apresentou pela primeira vez em Portugal, no seu catálogo, o destino Maldivas, para relembrar as dificuldades encontradas para, na altura, lançar um destino que é hoje um dos mais desejados pelos portugueses.

“Vocês estão loucos, ninguém quer ir para aí”, foram as palavras mais ouvidas, à época, pelos administradores Jorge de Andrade e Paulo Fonseca, “fosse por confundirem com as Malvinas, ou por causa dos difíceis e complicados acessos para se chegar ao ‘Paraíso do Sol’, bastante desconhecido dos portugueses”.

“Há que recordar e confessar que, naqueles tempos, viajar até este paraíso não era para qualquer um. Havia de ser-se possuído de um espírito aventureiro. E arrastado por esta aposta e por causa das Maldivas… apareceram, também por nosso intermédio, novas companhias aéreas e novos destinos”, admitiu e lembrou Jorge de Andrade.

Sónia Teixeira, Turkish Airlines

Pedro Pacheco, Amadeus

27 anos depois, a familiaridade do Quadrante e dos portugueses com as Maldivas é incomparável, mas a história fica. “A verdade é que não descobrimos nada. Unicamente fomos os primeiros a promover e a colocar no mercado português o destino, como proposta para umas férias de sonho, mesmo que para isso, naqueles tempos, os nossos passageiros tivessem que fazer uma viagem que parecia interminável. Não há que ser modesto nem ter pejo em contar a história. E, nos 27 anos de existência, é bom olharmos para trás e observarmos que há um rasto que nos segue de sonhos realizados, que coloriram as nossas vidas e as vidas de quem nos rodeia”, sublinhou o administrador do Quadrante, reforçando — agradecendo, em simultâneo — que nada isto teria sido possível sem a colaboração dos agentes de viagens, que depositaram a sua confiança no Quadrante, e o esforço e dedicação dos colaboradores da empresa.

Edgar Correia, Fushifaru

A formação seguiu com as intervenções dos representantes da transportadora aérea Turkish Airlines (regional marketing representative, Mónica Teixeira), da plataforma de reservas utilizada pelo Quadrante, a Amadeus (account manager, Pedro Pacheco, e a unidade hoteleira, situada nas Maldivas, Fushifaru (representante em Espanha, Portugal e Brasil, Edgar Correia).

O workshop culminou com as apresentações de Anabela Dias e Sílvia Pereira, do departamento de reservas do Quadrante, que expuseram todos os pormenores do destino Maldivas aos agentes de viagens.

Finalizada a formação, o crepúsculo trouxe também o apetite. Os convidados foram direcionados novamente para o Selina Porto & Cowork, onde decorreu o jantar volante e o momento de convívio entre todos os intervenientes.

Entrega do 1º prémio.

Antes do final do evento Maldivas “O Paraíso do Sol”, houve, ainda, lugar a premiar, por sorteio, três agentes de viagens, que receberam dois sacos de desporto (2.º e 3.º prémios) e um bilhete de avião para uma pessoa, com estadia de cinco noites no Fashifaru, em quarto duplo e regime de pequeno-almoço (1.º prémio).

 

 

* Branded Content (conteúdo da responsabilidade do Quadrante)