Évora acolhe 2º Congresso Nacional de Turismo de Culinária em Outubro

O Évora Hotel foi o local escolhido pela APTECE para a realização do 2º Congresso Nacional de Turismo de Culinária. O evento, que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, irá realizar-se de 7 a 9 de Outubro sob o tema “PROVAR”.

Em entrevista ao Ambitur.pt, Teresa Santos, Secretária Geral da APTECE, explica que “a abordagem deste tema terá como objetivo mostrar a importância de uma melhor qualificação/formação de profissionais e despertar o interesse para a mesma. Assim será criado o mote para o lançamento do projeto formativo da APTECE/INP-LUSÓFONA, cujo nome é “PROVAR”, um programa de formação-ação que visa complementar a formação teórica, em sala, com a aplicabilidade directa no negócio”.

Segundo a responsável, esta segunda edição conta com algumas novidades, estando estas “a ser planeadas para assegurar dinamização permanente do evento e torná-lo atractivo para participantes e visitantes. Nos eventos que organizamos teremos sempre o cuidado e o objectivo de associar sessões de trabalho com alguma dinâmica de animação”.

O primeiro dia do evento, inicia-se com uma abordagem para sensibilização da importância do produto local para criação de negócio, a sua associação ao turismo e a necessária criação de valor. Uma temática que contará com a intervenção do Presidente da ERTAR – Ceia da Silva, que falará sobre a importância da criação de roteiros eno-gastronómicos na região. Um segundo tema de discussão serão os “Circuitos Curtos”, o seu valor para a hotelaria, restauração e comércio local. Estará presente José Manuel Esteves, diretor geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), e um orador francês.

O segundo dia do evento inicia-se com uma abordagem para o empreendorismo, conceptualização e operacionalização. A sessão de trabalho começará com a intervenção de Carlos Vieira, Administrador da Ensinus e um responsável pelo projecto Agritrainning. No mesmo dia, o Presidente do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) fará uma breve intervenção sobre a importância da formação para empreender, para gerar novas ideias de negócio e criar emprego. A fechar os trabalhos, uma abordagem operacional para mostrar o que se faz e deve fazer para “Revitalizar Origens para Valorizar e Apreciar Regiões”. Como oradores participarão Filipa Valente e André Apolinário, responsáveis pela criação de Food Tours; João Monge Ferreira, criador de experiências gastronómicas singulares (jantares secretos), um representante, criador do grupo ”Pequenos Produtores portugueses” e o representante da CM Oliveira de Azeméis que faz um balanço do que foi ser “Terra de Culinária 2015”.

O último dia do Congresso é dedicado ao público em geral que poderá assistir a experiências gastronómicas na área de Exposição.