Évora recebe congresso anual da AHP em Outubro

Évora recebe congresso anual da AHP em Outubro

A cidade de Évora foi a escolhida para receber o 27º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal. De 25 a 27 de Outubro, o Vila Galé Évora receberá cerca de 500 profissionais do turismo num encontro subordinado ao tema “2020-Olhar o Presente, preparar o Futuro”.

“O Congresso está de regresso ao Alentejo depois de termos estado em Tróia, em 2012, e em Évora, em 2001”, começou por afirma Luís Veiga, presidente da AHP, acrescentando que o “Alentejo é uma região muito dinâmica, que registou, em 2014, um crescimento acima da média nacional”.

Para António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, é “um prestigio receber este congresso”. “Queremos que seja o melhor congresso de sempre da AHP pois será realizado na melhor região do mundo que é o Alentejo”, afirmou o responsável, acrescentando que “Évora representa 16% da oferta e 30% da procura tendo já atingido as 360 mil dormidas em 2014”.

Lembrando que, em 2014, o Alentejo foi a região que mais cresceu, e que em, 2015, está atrás apenas dos Açores, Ceia da Silva dá conta que estão em desenvolvimento sete planos operacionais estratégicos nesta região. Segundo o responsável, será apresentado na próxima semana o Plano para o Turismo Equestre e até Setembro serão dados a conhecer os outros seis planos que vão “desde o sol e praia à náutica”.

Na mesma ocasião, o responsável afirmou que “estamos a negociar directamente com a União Europeia uma candidatura que vai permitir financiamentos muitos consideráveis a taxas de juro de 1% para requalificar as energias renováveis das nossas unidades de alojamento”.

Por Raquel Pedrosa Loureiro