Executive Master em Tourism Management da PBS estreia modelo flexível
A Porto Business School (PBS) está a promover a 20ª edição do Executive Master em Tourism Management, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal e o Turismo de Portugal. Este ano, o programa estreia o Flexible Learning Model (ou Flex Model), um formato que reduz viagens, aumenta a flexibilidade de horários e facilita o equilíbrio entre a formação, as responsabilidades profissionais e os compromissos pessoais – algo essencial para as exigências de um setor em constante transformação.
O Flex Model proporciona aos alunos a oportunidade de escolher entre aulas totalmente online ou num formato híbrido, garantindo a mesma qualidade de ensino sem necessidade de deslocações. O modelo é ideal para profissionais do turismo com agendas exigentes ou localizações internacionais e que querem continuar a desenvolver a sua carreira sem comprometer a operação diária.
O Executive Master em Tourism Management da PBS oferece aos participantes a oportunidade de liderar projetos disruptivos através de uma abordagem inovadora, que reflete as necessidades, exigências e tendências dos principais perfis de viajantes atuais. Refira-se, também, o alinhamento da formação e dos respetivos módulos com o desenvolvimento de competências tecnológicas – Business Intelligence e Data Analytics – a par dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao longo do programa, os participantes irão desenvolver competências de conceção e gestão de experiências turísticas inovadoras, competitivas, sustentáveis, inclusivas e resilientes, abordando também as componentes de investimento e visibilidade dos respetivos projetos ou empresas. Terão ainda a oportunidade de estar em contacto e aprender com alguns dos principais intervenientes do setor.
Rita Marques, codiretora do Executive Master Tourism Management da Porto Business School, refere: “O setor do turismo vive um momento decisivo de reinvenção. Este programa oferece as ferramentas certas para liderar essa transformação – com uma forte aposta na inovação digital, na sustentabilidade e, agora, com uma flexibilidade essencial para quem quer continuar a crescer profissionalmente sem comprometer uma atividade marcada pelo dia a dia no terreno.”
A formação destina-se a profissionais de turismo, gestão, marketing, comunicação ou relações públicas que queiram conceber e gerir negócios turísticos com mais eficiência; empreendedores interessados em lançar projetos alinhados com a transição verde e digital do setor; consultores que pretendem criar modelos de inovação sustentável para destinos inteligentes; investidores focados em negócios turísticos e tecnológicos de impacto; bem como gestores de destinos e técnicos responsáveis por delinear ações e metas estratégicas.
O programa, lecionado totalmente em inglês, conta com coordenação de Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo e atual Presidente da Fundação Livraria Lello, e de Rui Couto Viana, docente da Porto Business School e consultor na área das finanças empresariais. As candidaturas estão abertas até 22 de setembro. Mais informações e inscrições disponíveis aqui.
O perfil dos participantes deste Executive Master Tourism Management reflete a diversidade e a riqueza do setor: 60% são mulheres e 40% homens, com uma idade média de 41 anos. Tratam-se, sobretudo, de profissionais experientes que trazem diferentes perspetivas académicas e de mercado, maioritariamente oriundos das áreas de Turismo, Relações Internacionais e Economia, que trazem consigo uma ampla visão estratégica e operativa do setor.
Destaca-se, ainda, a forte componente internacional do programa, com 40% dos participantes a representar mercados como Brasil, Colômbia, China, Cabo Verde, Congo, Índia e Síria. Esta diversidade cultural e geográfica, potenciada também pelo facto de ser lecionado integralmente em inglês, reforça o carácter global do Executive Master e proporciona um ambiente de aprendizagem verdadeiramente internacional, assente na partilha de experiências, desafios e boas práticas de diferentes realidades do setor turístico.