Expedia: 1º trimestre de 2021 com aumento das pesquisas de viagens

O Grupo Expedia acaba de divulgar o seu relatório de tendências “Travel Recovery” relativo ao primeiro trimestre de 2021. Após um ano turbulento na indústria do turismo em 2020, o arranque de 2021 viu as viagens recuperar com os volumes de pesquisa mensais a crescerem ao longo do primeiro trimestre, revela este estudo. O aumento das pesquisas da procura está relacionado com o dinamismo do progresso da vacinação e de orientações para viagens um pouco por todo o mundo, bem como com “bolhas” de viagens e corredores para viagens aéreas mais seguras entre países.

Nos EUA, que contam com um dos programas de vacinação mais desenvolvidos do mundo, as tendências de pesquisa ilustram a correlação entre os grandes anúncios sobre a vacinação e o crescimento da pesquisa semana-a-semana. À medida que a confiança dos viajantes norte-americanos foi aumentando ao longo do trimestre, os volumes mensais de pesquisas continuaram a subir. A semana de 15 de março teve o maior aumento de pesquisas (+30%), após o CDC divulgar as diretrizes para as pessoas que já se encontram totalmente vacinadas.

De acordo com as previsões recentes da Expedia, a notícia do CDC fez com que 43% dos americanos se sentissem confortáveis em viajar – ou levou-os a reservar uma viagem futura. Cerca de 55% dos casais e moradores urbanos estão mais dispostos a viajar assim que as vacinas estiverem amplamente disponíveis.

O programa de vacinação nos EUA também está a originar férias para comemorar a vacina: um em cada três norte-americanos planeiam ou já fizeram férias nesse sentido.

Intervalo de pesquisa global continua curto
Mantendo uma tendência observada ao longo do ano anterior, a maioria das pesquisas do primeiro trimestre de 2021 situou-se entre o intervalo de 0 a 21 dias, com a incerteza a levar os viajantes a optarem por viagens mais curtas e frequentemente perto de casa. Esta tendência parece estar a fortalecer no que diz respeito às viagens domésticas, enquanto que os intervalos de pesquisa para viagens internacionais parecem estar a aumentar. Quase 60% das pesquisas domésticas situou-se entre o período de 0 a 21 dias. Este número cai para 40% para as pesquisas internacionais, com um intervalo de 91 dias ou mais a representar quase um terço (30%) das pesquisas internacionais.

Esta tendência é especialmente evidente na região EMEA, onde as pesquisas entre 91 dias ou mais representaram quase 40% das pesquisas internacionais feitas no primeiro trimestre de 2021, subindo de cerca de 25% no último trimestre de 2020. É uma boa notícia para destinos de sonho ou de “uma vez na vida” ou atrações que querem atrair viajantes de longo curso.

Este dinamismo crescente encaixa na procura reprimida e no desejo crescente de compensar o tempo perdido, o que resulta numa “compra de vingança”. Quer seja doméstico ou internacional, ou planear para uma viagem imediata ou para o futuro, os viajantes estão prontos para novas experiências, diz a Expedia.

Recuperar o tempo perdido com viagens mais longas
Para recuperar o tempo perdido, os viajantes estão finalmente a usar os seus dias de férias completos e a tirar proveito das condições de trabalho mais flexíveis – uma estadia mais longa que combine trabalho e lazer. Isto resulta em viagens mais longas, bem como num forte aumento da procura de lazer em termos trimestrais. Os viajantes estão a reservar mais estadias de, pelo menos, sete noites em casas para alugar este verão, superando os níveis pré-pandémicos.

Cerca de seis em cada 10 viajantes teve o cancelamento de uma viagem de lazer devido à Covid-19 em 2020. Muitos viajantes estão a compensar este tempo fazendo viagens mais longas, planeando usar os dias de férias e continuar a trabalhar remotamente enquanto viajam. 67% das famílias nos EUA que o fez voltaria a fazê-lo, por isso a Expedia prevê esta tendência este ano.

No primeiro trimestre de 2021, a procura de casas para férias aumentou e a média global da duração da estadia disparou 30%. Os dados da Vrbo revelam que os viajantes que procuram casas de férias têm 75% mais probabilidades de reservar mais estadias de, no mínimo, sete noites este verão, superando os níveis anteriores à pandemia.

Viagens domésticas: chegaram para ficar
Mesmo com a distribuição da vacina a aumentar, muitos viajantes continuam a fazer viagens mais perto de casa – optando por destinos de praia e de cidade – e escolhem alugar carros como meio de transporte preferido. À medida que contemplam viagens de verão e de final de primavera, as viagens de carro vão continuar a superar as viagens aéreas.

TOP 10 de destinos reservados
No primeiro trimestre de 2021, os destinos de cidade e de praia formaram o TOP 10 dos destinos mais reservados a nível mundial e dentro de cada região. Regionalmente, no TOP 10 constavam destinos dentro de uma mesma região, ilustrando ainda mais o facto de os viajantes continuarem a ter férias perto de casa.

Viagens de carro
Juntamente com o mercado de arrendamento de casas de férias, as viagens de carro parecem ser outro beneficiário da tendência das viagens domésticas. A Expedia revla que tanto para as viagens domésticas, como internacionais para um país vizinho durante abril e setembro de 2020, os viajantes consideram que levar o seu próprio carro ou alugar um veículo é mais seguro do que outros meios de transporte. 62% dos viajantes globais fizeram, ou estariam dispostos a fazer, uma viagem de carro durante a pandemia.

Expectativas de higiene e saúde continuam a evoluir
Desde o início da pandemia, os fatores relacionados com a saúde e a higiene têm-se tornado cada vez mais importantes para os viajantes. Quase um terço de todas as opiniões de hóspedes mencionam a limpeza. E um estudo recente da Expedia revela que quatro em cada cinco viajantes espera tomar decisões relacionadas com o alojamento com base nas medidas pandémicas implementadas.

Contudo, com o aumento da confiança do consumidor, há sinais de que os viajantes estejam a priorizar os motores de decisão mais tradicionais como o custo e a oportunidade. Olhando para o processo de reserva de voos verifica-se uma mudança interessante na mentalidade do cliente. Os voos são muitas vezes o primeiro elemento a ser reservado e um bom indicador de como as pessoas estão a pensar e a sentir em relação às viagens.

Quando comparamos os cinco principais tópicos pesquisados para reservas de voos nos últimos 12 meses, contra o Top 5 do primeiro trimestre de 2021, a Expedia aponta tendências curiosas. Os resultados anuais agregados estão dominados por considerações de saúde e higiene, tais como a limpeza, segurança e multidões.

No último trimestre, o estudo indica que estes tópicos caíram do topo da lista e foram substituídos por considerações mais prosaicas, tais como o custo e a capacidade de mudar voos, indicando que os viajantes estão a focar-se menos nas questões de saúde e de higiene e mais na conveniência e tranquilidade financeira. As medidas de limpeza e higiene permanecem populares mas a confiança do viajante está a aumentar e as pessoas sentem-se mais confortáveis a viajar, com as prioridades a regressar para as atividades e experiências.