Expedia: As 5 tendências de viagem na região da EMEA no 3º trimestre de 2021

O Grupo Expedia tem vindo a divulgar análises relativas às regiões da América do norte, Ásia Pacífico e América Latina, chegando agora a vez da EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Qual foi o comportamento dos viajantes neste mercado no segundo verão da pandemia? A Expedia analisa cinco das tendências mais evidentes.

1. A Delta não travou o interesse em viajar

Enquanto que nos EUA e na Ásia Pacífico o interesse nas viagens abrandou ligeiramente com a propagação da variante Delta, não se verificou este abrandamento na EMEA. NA verdade, o volume de pesquisas de viagens subiu 50% em relação ao trimestre anterior, e 55% face a igual período de 2020. O único momento no terceiro trimestre do ano em que este impulso mostrou sinais de diminuir foi durante agosto, e isso poderá ser porque as pessoas estavam de facto a desfrutar das suas viagens e não tanto a planeá-las.

Um dos picos mais evidentes no interesse durante o terceiro trimestre verificou-se mais no final, quando as pesquisas de destinos internacionais aumentaram 10% numa semana – provavelmente devido ao anúncio do corredor turístico de vacinação e da parte da Alemanha e de Singapura. Estes dados são sustentados pelo facto de que o interesse em Singapura como destino para os viajantes alemães aumentou consistentemente, e disparou 75% numa semana em meados de agosto.

2. Os hotéis continuam a regressar ao ativo

A Expedia já verificara uma mudança, no segundo trimestre, de casas alugadas – a opção mais procurada no cume da pandemia – para os hotéis. Esse reequilíbrio continuou no terceiro trimestre, e foi mais acentuado na EMEA do que no resto do mundo. Durante este período, os hotéis representaram 80% de toda a procura dos viajantes da EMEA – uma mudança de 20% face aos alugueres de casas de férias quando comparado com o segundo trimestre. Parece que os viajantes se sentiam confortáveis por ficar em hotéis de novo, com muitas das preocupações relativas à Covid-19 apaziguadas por protocolos de higiene rigorosos adotados pela indústria hoteleira.

3. Cidades da EMEA disparam nos rankings

Tal como os hotéis, a perspetiva em relação às cidades aumentou globalmente no segundo trimestre. Mas, durante o terceiro trimestre, foram as cidades localizadas na EMEA que estiveram no topo dos rankings de procura a nível global. A procura por Londres, Paris, Istambul e Dubai aumentou entre julho e setembro, subindo estas para o Top 10 no último mês do trimestre.

O Dubai subiu da 33ª posição como destino mais procurado em julho para a 10ª em setembro. Entretanto, a procura pela capital do Reino unido subiu 90% face ao trimestre anterior – o maior aumento em qualquer destino.

O regresso das cidades da EMEA foi ainda mais notório nos dados que indicam os destinos pesquisados e reservados pelos viajantes da região. Todos os destinos do Top 10 em termos de procura de viajantes da EMEA eram cidades, com dois destinos de praia (Palma de Maiorca e Mykonos) a saírem da lista em relação ao segundo trimestre.

4. Foco do interesse na época de verão

Embora o interesse por viajar tenha continuado a aumentar, os consumidores da região não olharam para muito além da época alta do verão. Mais concretamente, metade de toda a procura por parte dos viajantes da EMEA observada no terceiro trimestre foi para os meses de julho e agosto. Por outro lado, as pesquisas por viagens a três semanas de distância representaram 60% de todas as pesquisas (subindo de 45% no período anterior). O interesse em reservar mais do que um mês antes caiu de igual forma.

A Expedia afirma ainda que verificou como a época de Natal – Ação de Graças nos EUA, Natal e Fim de Ano – estimulou o crescimento da procura de três dígitos em termos homólogos nos EUA, América Latina e Ásia Pacífico. Mas na EMEA esse crescimento foi muito mais discreto, com a procura por viagens em dezembro a subir apenas 30% face a 2020.

Além disso, o estudo indica não haver muitas evidências do “segundo verão” ser desfrutado pelos viajantes da América do Norte nos meses de inverno: Gran Canaria foi o único destino de inverno que figurou no Top 10 dos destinos mais procurados para estadias em novembro e dezembro (sem contarmos o Dubai). Segundo a Expedia, poderá verificar-se o facto de que a disponibilidade limitada de escolhas de destinos de sol no inverno para os viajantes europeus tenha tido um impacto aqui. Assim, os destinos mais populares foram capitais europeias tais como Londres, Paris, Copenhaga e Berlim – além do eterno favorito de Natal, Nova Iorque.

5. Turismo corporativo volta a dar cartas

Embora a procura de viagens de lazer na EMEA tenha sido limitada, o mesmo não aconteceu para as viagens de negócios. Os dados da Egencia indicam que a procura da região aumentou 50% tanto em termos homólogos como face ao trimestre anterior, revelando os padrões de turismo corporativo a regressar com a reabertura dos escritórios e os eventos a realizarem-se uma vez mais.

As cidades alemãs evidenciaram-se neste âmbito. Dos 10 destinos mais procurados pelos viajantes EMEA no terceiro trimestre, quatro estavam na Alemanha: Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo. Também na lista estavam duas cidades francesas (Paris e Lyon) e três capitais nórdicas (Estocolmo, Oslo e Copenhaga), com Londres a completar o Top 10.