Expedia: As 5 tendências que os hotéis podem aproveitar para terminar com sucesso o ano de 2022

A Expedia aponta as cinco principais tendências a nível hoteleiro, com base nos dados mais recentes de 2022, que indicam sinais positivos para a indústria, incluindo um aumento das viagens de longo curso, tarifas diárias médias mais altas nos hotéis e taxas de cancelamento inferiores.

1. Procura hoteleira forte, apesar do aumento dos custos

O segundo trimestre continuou com a dinâmica do primeiro trimestre, com um forte crescimento da procura, resultando no maior número de reservas de alojamento na história do Grupo Expedia. As reservas brutas totais aumentaram dois dígitos em termos homólogos no segundo trimestre à medida que a procura de viagens continuou a crescer.

Além da forte procura de alojamento, o segundo trimestre revelou uma subida de 40% no número de noites e um aumento de 9% nas tarifas médias diárias (ADR) face ao trimestre anterior.

Os destinos mais populares assistiram a um forte crescimento da procura hoteleira no segundo trimestre, com 10 dos 25 destinos globais mais reservados a terem um aumento de dois dígitos face ao trimestre anterior. Seoul teve o maior crescimento, juntamente com um forte desempenho de outros destinos da região da Ásia e Oceânia, como Tóquio, enquanto que Roma e Paris lideraram na região da EMEA. Toronto passou da 29ª posição para 25ª, Barcelona subiu da 22ª para 13ª e Chicago da 11ª para a 6ª.

Embora o alojamento local tenha sido responsável por uma grande percentagem das reservas ao longo da pandemia, os hotéis estão agora a voltar a assistir a um aumento nesse sentido. Menos pessoas cancelaram viagens durante o segundo trimestre e o cancelamento de estadias diminuiu globalmente mais de dois dígitos face ao segundo trimestre de 2019.

Com esta forte recuperação e o aumento do ADR, a Expedia defende que é o momento dos hoteleiros investirem na estratégia de promoção para garantirem a captura da procura reprimida de viagens.

2. Destinos de longo curso estão a regressar

Uma das tendências promissoras que a Expedia percebeu no relatório foi o aumento significativo da procura de voos de longo curso (com uma duração de quatro ou mais horas). Durante o segundo trimestre de 2022 houve uma subida de 50% face ao ano anterior na procura por este tipo de voos.

Esta tendência foi ainda mais pronunciada quando se observa as viagens dos EUA para a Europa, onde se verificou um crescimento superior a 100% face ao ano anterior na procura por parte dos viajantes no segundo trimestre. Londres, Paris e Roma foram os principais destinos europeus para os turistas norte-americanos.

Este crescimento excecional do longo curso e das viagens internacionais terá sido impulsionada pelo anúncio dos EUA a 10 de junho de que já não era necessário um teste Covid-19 para se entrar no país, o que provocou um aumento grande das pesquisas na semana de 6 de junho.

À medida que as viagens de longo curso aumentam, também as famílias regressaram às viagens internacionais. Durante a pandemia, o número de famílias que viajou internacionalmente diminuiu face a outros grupos de viajantes. Contudo, os dados do segundo trimestre revelam que as viagens internacionais de famílias recuperaram os níveis pré-pandémicos e representam hoje o mesmo volume de viajantes que em 2019, cerca de 15%. Com as famílias a gastaram mais 25% por reserva do que os outros grupos de viajantes, o retorno das viagens de famílias tem um impacto positivo na indústria.

Como resposta ao apetite crescente de viagens cada vez mais longe de casa, os hoteleiros devem certificar-se de que estão a adotar as melhores estratégias para voltarem a conectar-se com os viajantes internacionais. Além disso, atrair famílias é outra forte oportunidade de negócio que os hoteleiros devem considerar nos seus esforços de marketing.

3. Viajantes procuram reservar viagens num futuro próximo

No último trimestre assistiu-se a um grande aumento das reservas dos viajantes para locais mais longínquos o que provavelmente se deveu a planeamento para viagens que incluíssem o verão no Hemisfério Norte. Porém, este trimestre assistiu a um aumento maior do planeamento a curto prazo. . A janela de pesquisa de 0 a 90 dias verificou um aumento, crescendo mais de 5% face ao trimestre anterior, e a janela de 61 a 90 dias teve o maior crescimento de 15%.

Regionalmente, a EMEA e a região NORAM (Canadá, Caraíbas e EUA) assistiram aos maiores crescimentos na janela de pesquisa dos 0 aos 90 dias, em parte impulsionados pela época da primavera e do verão. Na região da Ásia e Oceânia e Latam, a janela de pesquisa dos 61 aos 180 dias teve grandes ganhos face ao trimestre anterior, com um aumento de 30% e 20%, respetivamente.

Estas conclusões estão em linha com os dados de abril de 2022 de um inquérito da Expedia que revelou que 53% dos consumidores se sentem confortáveis em reservar viagens com menos de um mês de antecedência. Os que planeiam viajar nos próximos 12 meses estão confortáveis em reservar em média três meses antes da viagem, o que vai de encontro às tendências agora analisadas.

Esta janela de pesquisa de curto e médio prazo é importante para os hoteleiros apontarem as suas campanhas e promoções para os viajantes-alvo.

4. Inclusão é uma prioridade para os consumidores nas pesquisas e reservas

A Expedia revela que os consumidores estão atentos no sentido de saber até que ponto os prestadores de serviços de viagens são inclusivos e querem a acessibilidade e a diversidade incorporadas nas opções de viagem e publicidade. Na verdade, 92% dos consumidores pensam que é importante que os prestadores de serviços de viagens satisfaçam as necessidades de acessibilidade de todos os viajantes.

Os consumidores também estão dispostos a pagar mais aos prestadores que estejam ativamente comprometidos em criar um ambiente inclusivo. A Expedia verifica que sete em cada 10 consumidores escolheriam um destino, alojamento ou opção de transporte que fosse mais inclusivo para todos os tipos de viajantes, mesmo que seja mais caro.

Não só os consumidores procuram opções de viagens inclusivas como também querem que a representatividade esteja incorporada nos esforços de comunicação e marketing: 78% dos inquiridos dizem que fizeram uma escolha de viagem com base em promoções ou anúncios que os representavam.

Os hoteleiros precisam de garantir que estão a fornecer experiências acessíveis e inclusivas a todos os viajantes e que estão a incorporar a inclusão nos seus esforços de marketing.

5. Consumidores procuram opções de viagens sustentáveis – e pagam mais por elas

A Expedia verifica que a sustentabilidade é outro elemento chave que os consumidores estão a priorizar para tomarem as suas decisões de viagem – os dados indicam que 90% dos consumidores procuram opções de viagem sustentáveis. E 65% dos consumidores gostariam de optar por um meio de transporte ou alojamento amigos do ambiente na sua próxima viagem, sendo que mais de 50% estariam dispostos a pagar mais por uma estadia sustentável.

47% dos consumidores afirmam que querem mais informação sobre como ser um viajante sustentável por parte dos hoteleiros. Com este aumento do foco do consumidor no turismo sustentável, os hoteleiros devem certificar-se de que estão a fornecer informação sobre os seus esfoçors de sustentabilidade nos seus webistes e materiais promocionais.