Expedia: As famílias estão a voltar a viajar e aumentaram os seus orçamentos

Com as fronteiras abertas e as restrições levantadas em muitos locais, o turismo internacional está em crescimento. O Grupo Expedia olha para 2023 encarando os turistas internacionais como uma forte oportunidade. E afirma que o segmento das famílias está a voltar em grande, e a aumentar os seus orçamentos. O que significa, diz a empresa, que hoje é cada vez mais importante compreender o que valorizam as famílias quando se trata de viajar.

Os dados do Traveler Value Index de 2023 indicam que o desejo de viajar internacionalmente está a aumentar. Quase metade dos consumidores têm probabilidades de reservar ou já reservaram uma viagem internacional para os próximos 12 meses, subindo de cerca de 30% em dezembro de 2021. Os millennials têm ainda maiores probabilidades de viajar para fora dos seus países, com 60% a afirmarem que estão a planear ou já reservaram uma viagem.

Enquanto que os principais destinos de 2021 se situavam praticamente todos dentro das regiões dos viajantes, os dados do terceiro trimestre de 2022 apontam para que os destinos internacionais estejam a regressar em força. O turismo internacional deverá continuar a crescer em 2023, à medida que os consumidores continuam a sentir-se mais confiantes.

O regresso das famílias às viagens internacionais

Um segmento de turistas que é importante para o regresso do turismo internacional são as famílias. Com as famílias a gastarem mais 25% por reserva do que os outros viajantes, são um grupo com forte impacto na indústria, lembra a Expedia.

Durante a pandemia, a percentagem de famílias que viajavam para fora diminuiu face a outros grupos. Contudo, os dados do segundo trimestre revelam que as viagens internacionais das famílias recuperaram para níveis pré-pandémicos, e representam agora a mesma percentagem de 2019, cerca de 15%.

Os indicadores do terceiro trimestre trazem notícias ainda mais fortes, com as viagens internacionais de famílias a crescerem 90% em termos homólogos. Os principais destinos internacionais para as famílias alargaram-se, desde grandes cidades e capitais culturais a destinos de praia e aventura.

O apetite das famílias para viajarem internacionalmente não parece estar a abrandar. Os dados do Traveler Value Indez dizem que os consumidores com crianças têm mais probabilidades de viajar para fora dos seus países do que a média, com 58% a planearem uma viagem ao exterior nos próximos 12 meses.

Com este regresso do turismo internacional, as famílias também estão a aumentar os seus orçamentos de viagem – 51% dos consumidores com filhos afirmam que iriam aumentar os seus gastos nas viagens no ano seguinte, comparado com a média de 43%.

O que valorizam as famílias nas suas viagens?

Para se tirar proveito da forte procura por parte das famílias para viagens internacionais e dos seus orçamentos aumentados, a Expedia afirma que é essencial perceber o que procuram? Segundo os dados do Traveler Value Index, os pais têm mais probabilidades de escolher uma experiência, excursão ou atividade quando decidirem a sua próxima viagem.

Porém, quando questionados sobre o que se tornou mais importante nas suas decisões de viagens desde o início da pandemia, os pais afirmam que são os benefícios físicos e/ou mentais de viajar e compensar o tempo perdido com família/amigos tornou-se mais importante. Por isso, quando os pais procuram viagens em que as famílias possam ter experiências e atividades, também esperam relaxar e conexão familiar.

Outro aspeto importante que os pais querem quando marcam férias são opções sustentáveis. Um estudo da Expedia indica que 94% dos pais procuram opções sustentáveis quando viajam, mais elevado do que a média de 90%. E procura opções de viagem inclusivas. Outro relatório da Expedia mostra que 76% dos pais optaria por uma viagem mais inclusiva face a outros tipos de viajantes, mesmo se fosse mais cara. Para que as empresas se relacionem com os pais, é importante oferecer políticas e opções sustentáveis e inclusivas nas promoções mensagens.

Embora reconhecendo que saber as preferências dos pais seja valioso, não são os únicos a tomar decisões quando se trata de viagens em família. Para a maioria das famílias, planear é algo colaborativo por isso é importante apelar a pais e filhos, incluindo mesmo a geração mais nova, a Geração Alfa.

Os dados do estudo das Tendências de Viagens de Família & Geração Alfa da Expedia revelam que quase nove em cada 10 inquiridos afirmam que planear uma viagem em conjunto pode ser divertido para toda a família. Além disso, 67% afirmam que as ideias de viagens vêm dos filhos, ou de filhos e pais, quando estão a planear as viagens.

Para a Expedia, uma chave para criar uma ligação com os viajantes familiares é através da inspiração criativa. Sete em cada 10 viajantes mostram-se abertos a sentir-se inspirados quando se trata de planear uma viagen em família, o que significa que há uma forte oportunidade para as marcas turísticas alcançarem e inspirarem as famílias através de diversas iniciativas de marketing.