Expedia: Confiança dos viajantes está a aumentar

O Grupo Expedia acaba de divulgar mais uma análise da evolução das pesquisas dos viajantes e do comportamento nas reservas, e recorda que os dados do último trimestre de 2022 já indicavam sinais promissores de um crescente otimismo por parte dos turistas. Olhando para a informação do primeiro trimestre deste ano, o grupo aponta que o entusiasmo dos viajantes está a crescer e que estes estão a planear com maior antecedência.

Os dados do primeiro trimestre de 2023 revelam que a intenção de viajar continua a crescer. Globalmente, as pesquisas nos sites do Grupo Expedia aumentaram 25% em termos homólogos, e as pesquisas na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) subiram 30%.

A região da Ásia Pacífico tem sido observada de perto pela Expedia, que assistiu a um aumento de 65% nos primeiros três meses do ano face a igual período do ano passado nas pesquisas da região. Após as restrições pandémicas terem sido levantadas na China a 8 de janeiro, verificou-se um crescimento semanal de 10% na procura internacional global por aquele país, liderada por pesquisas da Ásia Pacífico (+15%) e EMEA (+10%).

O relatório da Expedia indica ainda que as janelas de pesquisa continuam a aumentar no primeiro trimestre com os viajantes a planearem as suas viagens com mais antecedência. A janela de pesquisa de 180+ dias aumentou 30% em termos trimestrais, impulsionada por um crescimento de 75% nas regiões da Ásia Pacífico e da América Latina.

Globalmente, a janela de pesquisa de 91 a 180 dias teve o maior aumento no primeiro trimestre, de 60% em termos trimestrais, liderada pela EMEA e pela América do Norte, com aumentos de 90% e 45%, respetivamente.

Tal como nos trimestres anteriores, as principais cidades e destinos de praia chegaram ao Top 10 de destinos reservados no primeiro trimestre, com Nova Iorque, Las Vegas e Londres nos três lugares de topo. Cidades como Osaka, Londres, Paris e Taipei subiram nos rankings dos viajantes da Ásia Pacífico, enquanto que Honolulu se estreou na lista. Para os viajantes da EMEA, Tóquio e Berlim aderiram aos rankings, e Amesterdão, Barcelona e Roma subiram na lista. Paris, Madrid e Playa del Carmen também subiram no Top 10 dos viajantes da América Latina, e Punta Cana e Paris estrearam-se na lista dos viajantes norte-americanos.

No último relatório da Expedia, verificava-se que os viajantes antecipavam com expectativa o meio do ano de 2023, com as pesquisas do quarto trimestre de 2022 para viagens de junho a setembro a subirem quase 70% em termos homólogos. Esta tendência prosseguiu para o primeiro trimestre deste ano, com uma subida homóloga de 50% na procura.

Os dados do inquérito ao consumidor de março de 2023 indicam que 72% dos viajantes planeiam viajar mais em lazer este ano para compensar os anos anteriores, e 81% pretendem gastar mais dinheiro ou manter os seus orçamentos.