Expedia: O que os viajantes mais valorizam em 2021?

A última pesquisa da Expedia indica que mais de um terço (36%) dos viajantes gostaria de ter a oportunidade de mais dias de férias e quase três quartos (72%) afirmam que planeiam viajar nos próximos 12 meses, uma vaga de otimismo recebida com ânimo entre os profissionais de turismo. Trata-se do “Traveler Value Index” que ajuda a compreender melhor de que forma a Covid-19 continua a influenciar as decisões dos turistas e a perceber o que procuram as pessoas ao reservarem as suas viagens. Segundo a Expedia, a pesquisa apresenta algumas conclusões surpreendentes e novas, assinalando que a transformação da indústria está no horizonte. A pesquisa teve por base um inquérito global a oito mil inquiridos de oito principais mercados – Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido e EUA.

Viajar é a principal prioridade: mais de um terço (34%) dos viajantes têm maiores orçamentos para viajar quando comparado com 2020. Quase um em cada cinco (18%) prevê que as viagens sejam aquilo em que mais vão gastar dinheiro em 2021, juntamente com outros itens como projetos de renovação de casa (18%) e à frente do entretenimento (12%), comprar ou cuidar do carro (11%), ou cuidados de saúde (11%). As pessoas também estão dispostas a reduzir outras despesas para poupar mais para viajar.

O regresso a refúgios urbanos
Alugueres de férias em zonas remotas estão a aumentar devido ao volume de viagens domésticas para destinos para os quais se pode ir de carro. A maioria dos viajantes (81%) está a considerar uma viagem para uma zona remota, montanhas ou pequena cidade nos próximos 18 meses.

No entanto, as viagens de cidade estão a aumentar. As pesquisas pelas grandes cidades estão a subir no marketplace da Expedia: Las Vegas (+40%), Melbourne (+90%), Paris (+30%) e Sydney (+85%).

Vacinas: o passaporte para o mundo
As vacinas são essenciais para reabrir os corredores turísticas internacionais, e quase três quartos (71%) dos viajantes sentem-se confortáveis com o conceito de passaporte de vacinação. Isto verifica-se especialmente no Reino Unido, onde a maioria dos turistas (81%) querem mostrar a prova das suas vacinas.

A pausa global nas viagens devido à pandemia realçou a importância das pessoas estarem juntas, e e demonstrou ainda mais de que forma as viagens funcionam como força do bem. Viajar expande as nossas visões do mundo e aprofunda o conhecimento de pessoas e lugares. De acordo com este relatório, 56% dos turistas dizem que as novas experiências são a principal vantagem de viajar, enquanto 48% privilegiam o bem-estar físico e mental. 51% procuram saber mais acerca de outras culturas e comunidades através das viagens. E 33% usam as viagens para se tornarem pessoas mais completas.

Novos lugares e experiências
As pessoas estão prontas para usar as viagens para saírem da sua zona de conforto. Três quartos dos viajantes têm probabilidades de escolher um destino que nunca conheceram – e mais de metade (53%) dizem que isso traduz o seu desejo por novas experiências. Mais de metade dos viajantes (52%) que planearam uma viagem deverão optar por um meio de transporte que nunca usaram antes. E quase um quarto (22%) procuram experiências de uma vida para a sua próxima viagem.

De volta ao mar e aos céus
Metade dos turistas (50%) planeiam viajar de avião nos próximos 12 meses, enquanto dois terços preferem ir de carro. Os inquiridos australianos são aqueles que demonstram estar com mais vontade de regressar aos céus e preveem viajar de avião praticamente no mesmo número do que aqueles que querem viajar de carro na sua próxima viagem, em 62% e 65%, respetivamente. Um em cada 10 viajantes afirma que pretende viajar de cruzeiro, um sinal significativo de que a recuperação está a alargar-se. De acordo com os dados da Expedia, quase metade (44%) das novas reservas de cruzeiros no mercado norte-americano são para partidas em 2021 – o que demonstra que as pessoas querem voltar aos cruzeiros assim que for possível.

Reservar viagens em novos sites
Quase metade dos viajantes (48%) estão abertos a reservar através de sites e empresas que nunca antes usaram, se acreditarem que o prestador de serviços pode ser digno de confiança.

Proximidade de casa
De acordo com a pesquisa da Expedia, o interesse nas viagens internacionais está a aumentar. Mas as escapadas mais perto de casa permanecem como primeira escolha para a maioria dos viajantes a curto prazo.

A maioria dos turistas (60%) vai assim optar por viagens domésticas a curto prazo, embora a previsão para as viagens internacionais esteja a melhorar, com mais de um quarto (27%) dos viajantes a perspetivarem uma viagem a outro país nos próximos 12 meses.

Segundo a Expedia, quase 60% das pesquisas de viagens domésticas caiu para o período de pesquisa de 0 a 21 dias entre janeiro e março de 2021.

Os alemães são quem demonstra maior vontade de atravessar fronteiras, com quase dois em cada cinco (38%) a dizerem que deverão fazer uma viagem internacional no próximo ano.

Reembolsos e limpeza
No que diz respeito aos segmentos de viagem – hotéis, alugueres de casas de férias, aviação, rent-a-cars e cruzeiros – os viajantes valorizam agora reembolsos totais ou limpeza melhorada acima de todas as outras questões. É uma mudança importante relativamente à noção convencional de que o preço impulsiona o comportamento de compra. A mudança de valor do preço para a flexibilidade e limpeza é consistente com os mercados inquiridos, diz a Expedia, traduzindo a abrangência global da pandemia e a necessidade universal de restaurar a estabilidade após longos períodos de incerteza.

Confiança no online
Conquistar a confiança dos viajantes é essencial para converter o seu interesse numa reserva. Quando reservam viagens para o próximo ano, mais de metade dos turistas (53%) querem acreditar que o prestador de serviços vai ser fiel às suas promessas.

Conquistar a confiança online representa desafios mas um maior conhecimento da forma como os viajantes tomam decisões pode ajudar. Fornecer informação clara acerca das medidas de limpeza e das políticas de cancelamento vai tranquilizar os viajantes de que o seu investimento financeiro está assegurado e que a segurança é a prioridade.

A pesquisa da Expedia demonstra que muitas pessoas (52%) querem ter um leque de preços e opções para um tipo específico de experiência e a capacidade de reservar alojamento e transporte em uma única transação (38%).

Os viajantes que preferem reservar online têm necessidades específicas. Responder a estas necessidades criará uma experiência de confiança, ajudando a aliviar quaisquer ansiedades no regresso às viagens. Para as reservas online, muitos valorizam um site que forneça o preço certo para o tipo de experiência que querem (57%). Outras considerações importantes incluem um site que seja de fácil navegação (49%), um processo rápido de reserva (45%), apoio ao cliente (38%), várias opções (32%) e uma diversidade de métodos de viagem (27%). Curiosamente, quase metade (48%) dos viajantes dizem que estão abertos a reservar através de empresas que nunca usaram, revelando uma abertura a novas experiências e opções.