Expedia prevê a retoma das viagens de negócios

Depois da pandemia ter provocado uma paragem total das viagens de negócios, houve uma altura em que o futuro deste segmento parecia incerto. Havia quem previsse que as viagens em trabalho tinham acabado e que a disponibilidade do trabalho remoto significava que nunca iriam recuperar para níveis pré-pandémicos.

Contudo, diz a Expedia, com a expansão da vacinação e o alívio das restrições à mobilidade, a verdade é que as viagens de negócios começaram a reaparecer em 2022, com muitas empresas a procurarem o contacto cara-a-cara, juntar equipas e assistirem presencialmente a conferências. Agora que entrámos em 2023, o setor depara-se com novos desafios com uma recessão à espreita. Mas a Expedia não duvida: os consumidores querem voltar a viajar em trabalho.

Segundo um relatório da US Travel Association relativo ao terceiro trimestre de 2022, as viagens corporativas quase voltaram aos níveis pré-pandemia. A maioria dos inquiridos planeia viajar em trabalho nos próximos seis meses, fazendo em média 1,8 viagens por mês, comparado com 1,9 antes da Covid-19.

Os dados da Expedia também apontam para um crescimento das viagens de negócios no terceiro trimestre do ano passado, com um aumento de 10% na procura por parte de viajantes com perfil corporativo. Este regresso foi especialmente evidente nas grandes cidades. Londres esteve no TOP 10 das cidades mais reservadas por viajantes de negócios das regiões da Ásia Pacífico, EMEA e América do Norte; Nova Iorque figurou no ranking dos viajantes da Ásia Pacífico e América do Norte e Paris foi o principal destino para os viajantes da Ásia Pacifico e EMEA.

Esta dinâmica da procura continua a verificar-se, revela a Expedia. Segundo o Traveler Value Index 2023, cerca de um terço (32%) dos consumidores estão a planear realizar uma viagem de negócios nos próximos 12 meses, incluindo mais de três em cada cinco (62%) de trabalhadores retomos. É um aumento significativo face a abril de 2022, quando somente 16% dos consumidores afirmavam que iriam viajar em trabalho nos 12 meses seguintes. E os consumidores não estão apenas a planear retomar as viagens corporativas como, além disso, 85% afirmam estar desejosos de viajar em trabalho.

Os consumidores da América Latina são aqueles que maiores probabilidades têm de viajar em negócios, com 50% dos brasileiros e 47% dos mexicanos a dizerem que vão viajar em trabalho este ano. Por outro lado, os consumidores japoneses são quem mais hesita, o que poderá alterar-se caso as restrições fronteiriças continuem a abrandar.

Olhando para as gerações, os millennials e a Gen Z são quem tem mais probabilidades de viajar em trabalho, com 45% dos millennials e 40% da Gen z a planearem viagens de negócios este ano.

Com o ressurgir das viagens corporativas, os motivos para as mesas são variados. Alguns dos principais incluem trabalhar com clientes (37%), assistir a eventos (32%), visitas presenciais (28%) e reuniões internas de equipas (26%).

Segundo dados do Traveler Value Index 2023 da Expedia, 51% dos profissionais de viagens e turismo apontaram os viajantes de negócios como estando entre as suas três principais prioridades, a maior percentagem de qualquer segmento. Esta prioridade elevada deverá dever-se ao facto de os viajantes de negócios preencherem vazios já que viajam durante a semana, enquanto que os turistas de lazer ocupam os fins-de-semana.