Expedia revela as previsões para 2022

O grupo Expedia divulgou recentemente o novo relatório “The Traveler Value Index: 2022 Outlook”, com base num novo estudo em colaboração com a Wakefield Research entre 5500 adultos de oito países. As descobertas sugerem que, após dois anos de pandemia, as pessoas dão mais do que nunca valor às viagens e ao tempo que têm para si próprias. Em simultâneo, os viajantes começaram a adaptar-se às realizadas da Covid-19, colocando as viagens flexíveis no topo das suas prioridades e focando em viajar pelo bem, incluindo tomando iniciativas como, por exemplo, dar mais gorjetas aos trabalhadores da indústria do turismo e escolhendo destinos menos massificados para limitar os efeitos do excesso de turismo. O relatório destaca a resiliência desta indústria e revela de que forma as empresas podem adaptar-se para conseguirem uma vantagem competitiva neste cenário em constante mudança.

“As viagens estão prestes a conhecer um ano como nunca viveram antes com as pessoas a planearem viagens com um propósito, a valorizarem mais o tempo de férias e a aumentarem o seu investimento em experiências únicas”, afirma Ariane Gorín, presidente da Expedia for Business. E continua: “Os viajantes estão a preparar-se para possíveis mudanças de viagens com a continuação da Covid-19 e querem um leque de opções na ponta dos dedos. As empresas turísticas que priorizem a segurança e o bem-estar, soluções inovadoras e comunicação transparente serão os líderes incontestáveis à medida que a indústria passa do modo de sobrevivência para uma procura e crescimento acelerados”.

Entre as principais conclusões destacam-se:

#1 A maioria das pessoas vai viajar nos próximos seis meses – e as viagens frequentes e rápidas são a tendência.

81% dos inquiridos planeiam fazer pelo menos umas férias com a família e amigos nos próximos seis meses. Já 78% estão interessados em viagens curtas. E 56% dos que se encontram em teletrabalho farão uma viagem do tipo “bleisure” – prolongando uma viagem de negócios para lazer, ou vice versa.

Serão os australianos quem vai embarcar em mais viagens de lazer. Quase um terço (31%) tem pelo menos três viagens planeadas. No México, as pessoas vão viajar sobretudo em trabalho, com quase metade (47%) a fazer pelo menos uma viagem.

#2 As pessoas vão investir mais em viagens comparado com o período pré-Covid-19.

Mais de metade (54%) dos inquiridos afirmam que planeiam gastar mais dinheiro em viagens do que o faziam antes da pandemia. São os norte-americanos quem pretende gastar mais (2.353 dólares), seguindo-se a Alemanha (2.060 dólares) , os australianos (2.050 dólares) e os canadianos (2.020 dólares).

#3 Os viajantes vão usar pontos de fidelização acumulados durante a pandemia para ajudar a financiar as viagens.

Duas em cada cinco (40%) pessoas planeiam usar pontos de fidelização para, pelo menos, parte de uma viagem em 2022. E são estes países que mais provavelmente vão descontar estes pontos para viajar: México (55%), Austrália (47%), EUA (46%), França (36%) e Canadá (32%). Comparada com as anteriores gerações, a Geração Z (61%) acumulou mais pontos de fidelização que poderão ser usados para viajar. Seguem-se os Millennials (55%), a Geração X (33%) e os Baby Boomers (23%).

#4 As viagens internacionais vão começar a regressar.

Embora a maioria dos viajantes (71%) pretendam usar o seu próprio automóvel ou alugar um carro para uma futura viagem, mais de metade (55%) afirmam que um avião é o seu meio de transporte preferido para viajar. Com os voos a continuarem a ganhar popularidade e as fronteiras a reabrirem a visitantes, as viagens internacionais vão começar a retomar. E serão as pessoas que vivem nos seguintes países aqueles que vão viajar mais para o exterior nos próximos seis meses: Reino Unido (48%), França (46%), Canadá (43%), Austrália (40%) e Alemanha (38%).

Quase metade dos millennials e da Geração Z afirmam que provavelmente vão viajar internacionalmente. Cerca de metade dos millennials (49%) e quase igual percentagem da Geração Z (47%) dizem que provavelmente vão viajar internacionalmente ou já têm uma viagem internacional reservada, enquanto que as gerações mais antigas estão mais relutantes. Quase dois em cada cinco (34%) inquiridos da Geração X consideraria ir para o estrangeiro, enquanto que menos de um quarto (20%) dos baby boomers fariam o mesmo.

#5 Boas promoções e flexibilidade vão continuar no topo das prioridades dos viajantes.

A capacidade de reservar viagens por um preço razoável e alterar os itinerários de viagem é essencial aos olhos dos viajantes. Parece que esta expectativa não só está aqui para ficar como também se tornou o standard no turismo.

84% dos inquiridos afirmam que um desconto na tarifa os influencia quando reservam um voo online. E 83% dizem que opções de tarifas flexíveis fazem toda a diferença.

#6 As pessoas vão viajar com mais responsabilidade e consciência.

Quase todas (93%) as pessoas afirmam que vão adaptar os seus planos de viagem devido à atual falta de trabalhadores na indústria do turismo, e 98% estão a considerar o impacto da Covid-19 nas comunidades locais. Eis algumas medidas que estão dispostas a tomar para ajudar nesse sentido: 62% dizem que vão  seguir as orientações Covid-19 quando viajam; 54% escolhem um destino conhecido por ter protocolos de segurança Covid-19 rígidos; 38% gastam o seu dinheiro em restaurantes e negócios locais; 37% estão preparados para pagar preços mais elevados; 48% escolhem um destino com menos números de casos de Covid-19; 27% estão dispostos a adiar os planos de viagem devido à falta de mão-de-obra e ao impacto da Covid-19; 21% dão mais gorjetas do que o normal.

#7 As viagens sustentáveis vão ganhar popularidade.

Um número crescente de viajantes estão a procurar minimizar o impacto no ambiente – mesmo quando isso exige mais investimento. Assim, 59% estão dispostos a pagar mais taxas para fazerem uma viagem sustentável. 49% dos inquiridos afirmam que vão escolher um destino menos massificado para reduzir os efeitos do excesso de turismo. E 43% vão preferir viajar a nível local.

#8 Haverá uma onda de viagens em busca do bem-estar individual.

Após os dois últimos anos, há sem dúvida um maior foco em viajar a pensar no bem-estar pessoal, e parece que as viagens terão um efeito curativo para muitos. Num estudo a mais de 12 mil viajantes em 12 países, a Expedia descobriu que quando se trata dos viajantes norte-americanos, 38% priorizam o relaxamento ao planearem a sua próxima viagem e 36% procuram uma sensação de satisfação e bem-estar mental. Já 24% planeiam passar menos tempo nos seus aparelhos eletrónicos para estarem mais presentes.

Eis uma lista dos principais destinos onde a Expedia está a ver maior interesse entre os viajantes com base em pesquisas de hotéis.

EUA:
1. Orlando, FL
2. Destin, FL
3. Gatlinburg and Pigeon Forge, TN
4. Panama City, FL
5. Maui, HI

Fora dos EUA:
1. Riviera Maya, México
2. Roma, Itália
3. Bali, Indonésia
4. Londres, Inglaterra
5. Paris, França

#9 Os trabalhadores vão usar dias pessoas para viajar como nunca antes.

A pandemia levou a que muitos refletissem sobre aquilo que mais valorizam, especialmente já que muitos adultos tiveram de ajustar-se a trabalhar a partir de casa e a debaterem-se com as suas vidas profissionais e pessoais. Agora que as empresas se preparam para regressar ao escritório e desenvolver políticas de teletrabalho, os funcionários vão usar mais o seu tempo de férias. Comparado com antes da Covid, um relatório de 2022 que entrevistou mil famílias norte-americanas, revela que 91% valorizam mais passar tempo de qualidade com a família e 84% valorizam mais o tempo de férias. Já 77% valorizam a separação entre via pessoal e profissional, e 59% têm mais probabilidades de fazer umas férias de duas semanas. Por outro lado, 30% têm mais probabilidades de tirar uma licença sabática.

Eis os principais destinos que mostram maior interesse por parte dos viajantes com base nas pesquisas de alojamento local.

EUA:
1. Fort Myers e Cape Coral, FL
2. Maui, HI
3. Florida Keys, FL
4. Clearwater e St. Petersburg, FL
5. Naples, FL

Fora dos EUA:
1. St. Thomas, U.S. Virgin Islands
2. St. John, U.S. Virgin Islands
3. Cabo San Lucas, México
4. Ilhas Turcas e Caicos
5. Oranjestad, Aruba

#10 Empresas turísticas devem adaptar-se permanentemente para permanecerem competitivas em tempos de incerteza.

O futuro das viagens parece certamente mais animador do que no ano passado, com mais pessoas a quererem viajar mais, a aumentarem o seu investimento nas viagens e a adaptarem-se às dificuldades da indústria. Mas isso significa que as empresas do setor também têm de se adaptar e preparar-se para as flutuações da procura no futuro previsível. Neste novo cenário de recuperação desigual, é mais importante do que nunca diferenciarem-se da concorrência e conquistarem a lealdade dos viajantes que, inevitavelmente, irão experimentar várias marcas que tentam captar a sua atenção.

E, segundo a Expedia, as empresas turísticas podem começar por:

1. Certificarem-se de que os viajantes continuam a ter reembolsos ou créditos se os planos se alterarem. Comunicarem com clareza as políticas de cancelamento e alterações.

2. Proporcionarem um leque de opções e de preços para captar a procura entre todos os tipos de viajantes e viagens.

3. Partilharem proativamente atualizações sobre a Covid-19 e orientações com os clientes, desde atualizações gerais relativamente ao estado das fronteiras e das restrições de viagens de determinados mercados, a considerações como protocolos de limpeza.

4. Tentarem ser uma companhia para os viajantes em cada passo da sua jornada de planeamento, bem como ao longo da viagem e depois. Cumprir as promessas, recolher o feedback dos clientes e ajustarem-se consoante a necessidade.

5. Oferecerem novos incentivos para atrair os viajantes. Ao contrário dos anos anteriores, estas promoções fazem mais do que simplesmente incentivar viajantes hesitantes – funcionam como um elemento diferenciador num mercado em recuperação e dinâmico.

6. Considerarem a introdução de novas promoções especificamente para viagens rápidas para conseguirem uma margem competitiva.

7. Considerarem o resgate de pontos de fidelização em escala, e a oportunidade de mercado no futuro. Imagine de que forma a sua empresa pode ter um papel nos programas de recompensa da indústria.

8. Reforçarem o marketing, especialmente em mercados para onde as pessoas estão mais inclinadas a viajar a nível doméstico e internacional.

9. Sabendo que os viajantes estão focados no bem-estar e e experiências profundas, considerarem de que forma podem integrar este conceito nas suas mensagens para com os clientes e pacotes promocionais.

10. Aumentar o compromisso para com a sustentabilidade e aumentar as opções de viagens “amigas do ambiente” a um custo para os viajantes.