Expedia: Um em cada dois turistas otimista sobre possibilidade de viajar em 2021

Na sua convenção anual, o Grupo Expedia divulgou um estudo que analisa quais os aspetos-chave que os turistas terão em consideração para tomar decisões de viagem em 2021. O estudo demonstra que os turistas necessitam de certezas em áreas críticas como a flexibilidade, higiene e comunicação para considerarem viajar. E aponta que um em cada dois turistas se sente otimista, ou seja, confortável e até emocionado com a possibilidade de efetuar uma viagem nos próximos 12 meses.

Embora a confiança do consumidor no turismo varie segundo o país e a geração, questões como a importância das medidas sanitárias, a flexibilidade e certeza são as mais universais. Três quartos dos turistas afirmaram que medidas como o uso obrigatório de máscara, serviços contactless e flexibilidade (incluindo reembolsos facilitados ou políticas de cancelamento) vão influenciar os lugares que irão visitar nas suas próximas viagens.

A nível mundial, dois terços dos viajantes tinham planos de viagem que cancelaram devido à Covid-19 e apenas um terço viajou durante a pandemia. Dos que fizeram uma viagem, oito em cada 10 fizeram-no para renovar energias, ou seja, mudar de ambiente ou desfrutar de um clima diferente; ou para ver familiares ou amigos.

“O mundo acompanha atentamente as notícias sobre as vacinas e as pessoas continuam a querer uma mudança de ares ou ver os seus entes queridos e, neste sentido, sabemos que a procura turística acumulada vai crescer”, refere Monya Mandich, vice-presidente de Global Marketing do Expedia Group Media Solutions. E prossegue: “A Covid-19 provocou uma mudança radical nos aspetos que influenciam os turistas e as suas preferências: compreender estas alterações é fundamental para os esforços de recuperação e para as futuras estratégias de marketing. Este novo relatório proporciona informação sobre os passos que as marcas turísticas podem tomar para dar certezas e ligarem-se com os turistas enquanto estes começam, progressivamente, a investigar, planificar e reservar de novo”.

Tendências turísticas para os próximos 12 meses
A nível mundial, o mais provável é que os turistas realizem viagens entre abril e setembro de 2021. OS turistas brasileiros, chineses e mexicanos mostram uma maior probabilidade de viajar antes mesmo, entre janeiro e março de 2021, em linha com o sentimento positivo que mostram os turistas nestes mercados.

A nível mundial, os turistas da Geração Z e os millennials têm 1,5 vezes mais probabilidades que outras gerações de realizar uma viagem por prazer entre janeiro e março de 2021.

57% dos turistas diz que se sentiria confortável a viajar se houvesse uma vacina de forma generalizada, um aspeto promissor tendo em conta que os dados deste estudo dizem respeito a outubro, antes das recentes notícias positivas sobre a vacina.

Sete em cada 10 turistas procuram flexibilidade, com soluções como seguros ou apólices de proteção para as viagens, fórmulas para cancelamentos totais e reembolsos em transporte e alojamento. Os dados sobre alojamentos obtidos na Expedia.com mostram que os turistas reservaram em mais 10% tarifas reembolsáveis em 2020 do que no ano anterior, e os dados deste novo estudo mostram que é provável que esta tendência se consolide.

Fatores que influenciam as decisões de transporte e alojamento
Os turistas querem ter a certeza de que os provedores e marcas turísticas estão a seguir e a aplicar os protocolos de higiene e segurança. O uso obrigatório de máscaras (50%), o custo (47%) e as políticas de reembolso e cancelamento facilitadas (45%) serão os fatores principais que influenciarão na escolha de opções de transporte no futuro, embora a importância que se dê a cada um varie em função do tipo de meio de transporte.

Relativamente às viagens aéreas no futuro, seis em cada 10 turistas sentir-se-iam mais confortáveis a viajar se fossem implementadas medidas de distanciamento social.

A pertinência dos protocolos de higiene determinarão as decisões sobre o alojamento no futuro. É de facto o principal fator que influencia as reservas de todos os tipos de alojamento, desde cadeias ou boutique hotéis a alojamentos locais. Também se têm em consideração alternativas sem contacto para o check-in (23%) ou para o room service (incluindo take away).

Os provedores turísticos e as delegações de turismo devem comunicar claramente as medidas sanitárias e de higiene, os protocolos para lidar com a pandemia e as alternativas para oferecer flexibilidade, o que proporcionará um maior segurança e atrairá os turistas.

Inspiração para as viagens do futuro
Os turistas recorrem a agências de viagens online para obter informação e planificar as suas viagens mais 24% do que antes da pandemia, enquanto que o uso de sites dos destinos como ferramentas de planificação aumentou 20%.

As imagens e mensagens informativas nas campanhas publicitárias de empresas e destinos, assim como as organizações setoriais e os especialistas, influenciam mais 20% agora do que antes da pandemia. Isto reflete a mudança que teve lugar nas prioridades dos turistas, já que as medidas sanitárias e a flexibilidade superam em grau de importância as experiências e atividades; além disso, ganha protagonismo a informação confiável e atualizada proveniente de fontes de referência.