Quantas vezes já conheceu uma cidade através de uma visita guiada, mas não era para o seu ritmo? Quantas vezes tentou explorar sozinho ou com os seus companheiros de viagem um novo sítio, mas ficaram perdidos?
Agora, com a Explorial as coisas podem ser bem mais divertidas, sob o lema “Libertar o espírito de exploração”. Esta app dinâmica e interativa desafia as pessoas a conhecer determinados pontos de uma cidade através de desafios, puzzles, jogos e fotografias, com uma componente lúdica.
A ideia nasceu na Suíça, mas agora está presente em Portugal e outros 15 países, como por exemplo Espanha, Índia, Tailândia, México e em breve Reino Unido. No nosso país, disponibiliza nove experiências, entre Porto, Sintra, Braga, Lisboa (Bairro de Belém e Bairro do Chiado e Baixa), Óbidos, Évora, Coimbra e Cascais, havendo desenhadas mais quatro experiências para a região do Algarve.
O melhor de tudo é que não precisa de fazer tudo a correr ou ter hora marcada, pois aqui escolhe e completa os desafios ao seu ritmo, com possibilidade de fazer uma pausa para descansar, desfrutar das paisagens ou almoçar numa esplanada, apenas por sete euros por pessoa.
E não vale cuscar na internet as respostas, até porque muitas delas só podem ser encontradas nos locais, e se acertar, ganha pontos. E a melhor parte? Não precisar de fazer isto sozinho, é a alternativa ideal para conhecer uma cidade em equipa e ver quem acerta mais perguntas.
Foi o que a Ambitur fez nesta terça-feira, 27 de abril, pelo percurso Bairro do Chiado e Baixa, em Lisboa, que se inicia nos Restauradores e termina na Praça do Comércio, passando por vários outros pontos de referência como o miradouro do Elevador de Santa Justa.
A Explorial já conta com 50 mil downloads e 100 mil participantes, sendo ainda cedo para falar em feedback específico e taxa de fidelização, mas relembra que tem o objetivo de chegar aos dois mil percursos em todo o mundo e tentar explorar percursos por linhas de interesse, como por exemplo, Arte Urbana.
A app está disponível para iOS e Android, sem desculpas para ter um panorama geral e divertido das cidades.
Por Diana Fonseca