Fábrica de Startups quer ajudar empresas a dar o salto

Ter a oportunidade de apoiar o nascimento de um grande projeto no mercado é algo que nenhuma incubadora quer deixar escapar. Isso mesmo demonstra Rita Lucena, operations manager da Fábrica de Startups, uma organização criada há sete anos, em Lisboa.

“Sem clientes não há negócio viável”: este é o ponto de partida da missão da incubadora. Além de proporcionar o ecossistema ideal para o empreendedor prosperar e acompanhar todas as fases do seu desenvolvimento – validando a ideia e depois o modelo de negócio -, cabem-lhe funções muito específicas. Apoio jurídico, mentoria, acesso a programas e benefícios governamentais são algumas delas.

Desde a sua criação, em 2012, a incubadora já apoiou um total de 2500 empreendedores, 540 dos quais com projetos para levar a atividade turística para a frente. E muitos são os sucessos que ficaram. “Sabemos que a taxa de sobrevivência das empresas incubadas que passaram pelos nossos programas de aceleração é de 52.7%”, exclamou Rita Lucena.

Até finais de 2016, revela  que 40% dessas startups continuavam ativas. Também os números de 2017 são animadores: receberam mais de 600 candidaturas para todos os programas. Cerca de 280 desses empreendedores estiveram presentes no Tourism Explorers 2017, o maior programa de aceleração do país.