Fam Trip Jolidey (1): “Quem vier agora ao México vai encontrar o destino bem mais tranquilo”

Grupo convidado para participar na famtrip a Cancun, México

A Jolidey, conjuntamente com a Iberojet e Barceló, organizaram uma fam trip a Cancun, Riviera Maya. Esta viagem de familiarização que contou com a presença de cerca de duas dezenas de agentes de viagens teve como principais objetivos dar confiança ao mercado relativamente às viagens turísticas internacionais e, por outro lado, mostrar que o México está preparado para receber os turistas portugueses nesta fase de pandemia Covid-19. Ambitur, a convite do operador turístico, juntou-se a este grupo de profissionais e dá conta, nos próximos dias, de como os agentes de viagens encaram o México como destino preferencial de férias para os seus clientes, mas não só. Afinal como os agentes de viagens têm partilhado o atual momento de pandemia com os seus clientes, porque o seu papel hoje é mais relevante perante o consumidor, são algumas das questões abordadas com estes profissionais, enquanto percorriam o México, mais concretamente a zona da Riviera Maya.

Fernando Braz, da Personal Travel, que se localiza no Porto, questionado sobre se o México está preparado para receber os turistas portugueses, indica que “aparentemente sim, pelos cuidados tomados no destino, inclusivamente o staff dos hotéis onde estamos e dos que temos visitados, que têm tido a preocupação na colocação do gel nos locais mais importantes e públicos, o cuidado com as máscaras (pelos clientes) e a própria medição da temperatura regular”. Ou seja, “estão reunidas as condições mínimas para o passageiro português poder vir e usufruir com alguma tranquilidade do destino”, considera o entrevistado.

O agente de viagens considera então que “quem vier agora ao México vai encontrar o destino bem mais tranquilo, como menos gente, o que é um bom sinal para quem vem. Temos as praias mais tranquilas e todo o conjunto de medidas de segurança não são assim tão dolorosas para que possa condicionar quem vem fazer destino de praia puro”.

Coba Tulum

E o que não se deve perder quando se visita o México? Para o responsável da Personal Travel: “Cultura. Estamos (viagem promovida de familiarização promovida pela Jolidey) na zona da Península de Yucatán que é aquela que maior fluxo de turistas tem. Estamos, aqui, inseridos na civilização ancestral Maya. Temos a oportunidade assim de saber um pouco sobre o que foi essa grande civilização inteligentíssima, isso para mim é o fator principal”. Depois, de acordo com o entrevistado, a não perder são também as diversas praias do Mar dos Caraíbas que o México proporciona.

Relativamente aos desafios impostos pela pandemia, estes estão sempre em cima da mesa. O profissional destaca que, em primeiro lugar, devemos estar sempre atentos. “Efetivamente as pessoas têm que ter presente, a todo o momento, as etiquetas de higiene e segurança, mas isso não tem de condicionar o seu estado quando está a usufruir de uma piscina, de uma praia, desde que não esteja em convívio com muita gente que não faça parte do rol de pessoas que viajam consigo. Caso contrário, é tranquilo”, indica.

O crescimento da relevância do papel do agente de viagens

Questionado sobre o papel do agente de viagens nesta fase, o entrevistado considera que a sua base de trabalho nesta altura se baseia em informação, informação e informação. “O agente de viagens agora, e cada vez mais, mas principalmente neste período, tem um papel extremamente importante na advertência, na informação dos cuidados que o cliente tem que ter no destino é extremamente importante. Eu diria que, hoje em dia, um passageiro que quer viajar e abdicar de um agente de viagens, pode dar um grande tiro no pé”, chama a atenção o interlocutor. Acrescenta ainda que outro tópico importante é a segurança “pelo cuidado e atenção que o agente de viagens tem no acompanhamento do cliente desde o primeiro dia da sua viagem, até ao seu regresso. Este é um acompanhamento diário, o agente de viagens tem esse papel e essa obrigação, sendo uma mais-valia para o cliente e é o valor que as agências de viagens têm”.

Aproveitando a experiência da viagem proporcionada pela Jolidey que levou os agentes de viagens a inspeções a mais de uma dezena de hotéis na Riviera Maya, Ambitur questionou Fernando Braz sobre como pode intervir o agente de viagens no aconselhamento das unidades hoteleiras num destino turístico, aos seus clientes.

Para o entrevistado, “temos que perceber do tipo de cliente que se trata. Hoje em dia, e tendo em conta a situação que vivemos, devemos tentar escolher um hotel que se adeque o melhor possível ao cliente, é para isso que o agente de viagens existe, para que possa aconselhar o passageiro mediante o seu gosto, inerente à sua bolsa, e daquilo que se pode adequar mais mediante a pandemia”. Por exemplo, “o alojamento num resort no México são as opções mais oferecidas, um que se espalhe ao longo da praia e dos serviços nas piscinas é o ideal para este destino. O resort faz parte uma cultura das Caraíbas, portanto não se pode abdicar de uma situação dessas”.

Depois de, em 2020, as viagens turísticas internacionais se terem reduzido de uma forma drástica, Fernando Braz indica que “já se nota algum nível de crescimento relativamente à procura de viagens por parte do consumidor final.

Por outro lado, o entrevistado também enfatiza que “estas viagens de familiarização, neste caso a convite da Jolidey, proporcionam aos agentes de viagens deste grupo, não só eventualmente conhecerem um ou outro hotel que não esteja no cardápio de conhecimento dos agentes de viagens, mas acima de tudo ver como é que nestes momentos de pandemia as coisas se comportam para nós podermos transmitir e passar essa confiança ao nosso passageiro”.

Quem é a Iberojet

A Jolidey, operador turístico do grupo Ávoris, está a realizar semanalmente dois voos para as Caraíbas, para Cancun e Punta Cana. O avião é operado pela Iberojet, nova marca comercial da companhia aérea do grupo Ávoris, o aparelho foi apresentado em Portugal dia 21 de Maio.

 

 

Voos diretos para as Caraíbas

Os dois voos semanais da Iberojet diretos de Lisboa para as Caraíbas têm com destino o México, Cancun, com uma frequência semanal (domingos) com a operação até 31 Outubro. Para Punta Cana as partidas são às segundas de Lisboa até 25 de Outubro. A novidade para este ano será a aposta na frequência com voo direto para Punta Cana com partida do Porto de 20 julho a 14 setembro (terças).

 

Poderá querer ler também:

“Fam Trip Jolidey (2): No México «os clientes vão sentir confiança»”

Fam Trip Jolidey (3): “As pessoas podem estar descansadas porque vêm com toda a segurança” ao México

Fam Trip Jolidey (4): “O índice de satisfação dos clientes que procuram o México é muito elevado”Fam Trip Jolidey