Fam Trip Jolidey (2): No México “os clientes vão sentir confiança”

A Jolidey, conjuntamente com a Iberojet e Barceló, organizou uma fam trip a Cancun e Riviera Maya. Esta viagem de familiarização, que contou com a presença de cerca de duas dezenas de agentes de viagens, teve como principais objetivos dar confiança ao mercado relativamente às viagens turísticas internacionais e, por outro lado, mostrar que o México está preparado para receber os turistas portugueses nesta fase de pandemia Covid-19. Ambitur, a convite do operador turístico, juntou-se a este grupo de profissionais e dá conta, nos próximos dias, de como os agentes de viagens encaram o México como destino preferencial de férias para os seus clientes, mas não só. Afinal como os agentes de viagens têm partilhado o atual momento de pandemia com os seus clientes, porque o seu papel hoje é mais relevante perante o consumidor, são algumas das questões abordadas com estes profissionais, enquanto percorriam o México, mais concretamente a zona da Riviera Maya.

Para Susana Dias, da Wedo Travel, que se localiza em Lisboa, o México é atualmente um destino do qual o turista nacional não deve recear. “Do que vi até agora, podemos vir tranquilamente, não há razão para se ter receio. Obviamente é preciso serem respeitados os cuidados básicos, mas é perfeitamente possível fazer umas férias tranquilas, em família, com bom senso e sem demasiadas preocupações”.

Questionada sobre se umas férias no México antes e pós-pandemia serão idênticas, a agente de viagens indica que “aquilo que mudou numa viagem ao México é o que também mudou no nosso dia-a-dia, no nosso país. No fundo, viajar tem que ser um prolongamento daquilo que passámos a fazer «em casa». Não vejo razão para sermos alarmistas ou para termos mais cuidados para além daqueles que passámos a ter, por força da nova realidade”. A responsável considera ainda que os destinos que recebem massivamente turistas “têm todas as condições para continuarem a proporcionar um bom serviço aos clientes, mesmo neste contexto. Os clientes vão sentir confiança”.

Refere ainda Susana Dias que “é necessário que os agentes de viagens experimentem e testem os destinos, como o estamos a fazer. Assim que reabriram alguns destinos, eu própria fiz questão de chamar a atenção no grupo de gestão onde me integro, que os agentes de viagens deveriam ser os primeiros a ir aos destinos e a «experienciá-los», para poder passar a mensagem ao cliente final. Nós somos intermediários de todas as formas”.

À pergunta sobre se o papel do agente de viagens é hoje mais relevante, do que num passado recente, a entrevistada é direta: “Sempre foi relevante, apesar de nem sempre haver a consideração que eu gostaria que houvesse por parte do cliente final. Mas isso também está relacionado com a evolução da tecnologia e dos hábitos de consumo. No entanto, ao dia de hoje, talvez olhem para nós com outros olhos e sintam que a ajuda de um profissional pode ser efetivamente uma mais-valia na organização de uma viagem. O cliente tem que se sentir seguro e o nosso aconselhamento e acompanhamento são fatores essenciais, bem como a escolha dos parceiros que melhores garantias oferecem”.

Mas, voltando ao México, em concreto à zona da Riviera Maya, o que não se deve perder, na opinião da responsável? “Não se pode perder a visita às ruínas de Chichen Itza, do ponto de vista cultural. Por outro lado, o parque Xcaret, onde se pode passar um dia super divertido em família, com imensas atrações. E, para quem aprecia o snorkeling, uma ida a Xel-Há.” Unânime, entre os agentes de viagens ouvidos pela Ambitur, é que não faltará ocupação entre as infindáveis atrações que o México e a costa da Riviera Maya, em particular, apresentam aos turistas.

Mas além do destino, há algo que é vital para que a estadia se proporcione como desejado: a unidade hoteleira escolhida. Nesta viagem de familiarização foram várias as visitas de inspeção às unidades hoteleiras, onde o crivo dos agentes de viagens se detalhava desde a entrada do hotel, à zona de praia, piscinas, quartos e os próprios restaurantes.

Para Susana Dias, “quando um cliente vem para um destino como este, para uma semana de praia, é essencial que tenhamos em atenção a escolha de um hotel que possua uma praia de acordo com as expectativas. Neste momento, temos que ter alguma preocupação com a questão do sargaço. É uma situação difícil de controlar, mas há hotéis que o fazem melhor que outros.” A responsável destaca ainda que “dependendo do cliente, se vem em família ou em casal, a escolha da unidade hoteleira pode diferir. Há para todos os gostos, bastando estar atento ao que o cliente procura. A oferta para cada segmento é diversificada”.

Relativamente ao futuro, à pandemia e à procura por viagens internacionais, Susana Dias indica que “sinto maior procura, mas não sinto ainda uma grande confiança. Tenho muitos pedidos de orçamento, sinto que há uma grande curiosidade e muita vontade de voltar às viagens, mas há também algum receio. Do ponto de vista sanitário, a exigência de testes e de quarentenas, dificulta ainda muito a venda”.

Poderá ler também: “Fam Trip Jolidey (1): «Quem vier agora ao México vai encontrar o destino bem mais tranquilo»”

Fam Trip Jolidey (3): “As pessoas podem estar descansadas porque vêm com toda a segurança” ao México

Fam Trip Jolidey (4): “O índice de satisfação dos clientes que procuram o México é muito elevado”