Fam Trip Jolidey (5): “Nunca arriscaríamos fazer uma viagem para um destino que não nos desse todas as garantias”

Não será fácil arriscar e investir no atual contexto em operações turísticas de longo curso a partir do mercado nacional. No entanto, o Grupo Ávoris, do qual fazem parte, entre outras empresas, a Jolidey e Iberojet Portugal, acreditou que era hora de trazer a confiança e segurança de dois dos destinos turísticos internacionais mais procurados pelo mercado português nos últimos anos, Cancun e Punta Cana. Ainda há outra particularidade, o Grupo Ávoris, apesar se ser espanhol, tem mantido e reforçado nos últimos anos a sua presença em Portugal.

A Jolidey, conjuntamente com a Iberojet e Barceló, organizaram uma fam trip a Cancun, Riviera Maya. Ambitur, a convite do operador turístico, juntou-se a este grupo de profissionais e ouviu Cristina Pinto, responsável comercial da Jolidey, sobre esta operação que envolve dois voos semanais da Iberojet diretos de Lisboa para Cancun e Punta Cana.

Indica a responsável, apesar do contexto, que “tivemos que apostar de facto em arrancar com estas operações para que as pessoas sentissem que a operação era real e que viajar é seguro. Os clientes já estão cansados, depois de marcarem uma semana de férias que os agentes de viagens passado um tempo lhes digam que foi cancelada e repensar tudo outra vez, quais os destinos existentes, quais os voos que eu tenho…” Nesse seguimento, “arrancámos definitivamente com as operações, vamos mantê-las e as perspetivas são muito boas, temos vindo a notar que nas últimas semanas tem havido interesse por parte dos clientes e dia-a-dia verificamos que o volume das reservas vai aumentando. Demonstrámos assim às pessoas que podem reservar e que estas viagens se estão a realizar”.

A Jolidey tem nos últimos anos apostado em diversos destinos turísticos à partida de Portugal, e já é uma marca de confiança de grande parte dos turistas nacionais. “Sem dúvida alguma, pelo facto de já estarmos em Portugal há alguns anos”, indica Cristina Pinto que recorda “começámos com uma capacidade aérea menor, mas de ano para ano fomos aumentando, mantendo a confiança do mercado”. “Hoje em dia”, acrescenta a responsável, “continuamos a ter um parceiro com quem fazemos estas operações. Estamos muito equilibrados, normalmente estas operações dividem-se em 50%/50% mas há alturas em que assumimos uma percentagem maior, devido ao aumento da procura. De ano para ano temos aumentado a nossa confiança perante os agentes de viagens, o facto de estarmos cá há alguns anos e de termos uma equipa coesa, que se mantém desde o início e tem sido aumentada, mostra que estamos no bom caminho. Começámos com duas pessoas em Portugal, hoje já temos uma vasta equipa e estamos sempre facilmente contactáveis pelo mercado”.

Porquê o México?
Focando-nos no México, onde foi feita a entrevista, indica a entrevistada que “a ideia aqui, além de mostrarmos o novo avião aos agentes de viagens, é mostrar quer aos agentes de viagens quer aos seus clientes que é possível viajar neste momento para um destino seguro como o México. No fundo, dar aquela confiança que os portugueses perderam para retomarmos as viagens este ano”.

Para a responsável, “o México está preparado para receber os turistas portugueses, nunca arriscaríamos fazer uma viagem para um destino que não nos desse todas as garantias em termos de segurança. É isso que queremos demonstrar que é completamente seguro viajar para o México, todos os meus colegas, agentes de viagens, podem certificar isso mesmo, em qualquer espaço que é obrigatório o uso de máscara, a utilização do gel para as mãos, o controlo e temperatura, este é um destino que aposta em manter a segurança, em que as pessoas se sintam seguras e confiantes durante as suas férias”.

Barceló Maya Riviera, a unidade cinco estrelas do complexo Barceló Maya, só para adultos.

Falando um pouco sobre o destino, relembra Cristina Pinto que “o México é um país riquíssimo do ponto de vista cultural, é a terceira vez que cá venho e ainda tenho muito para ver”. De acordo com a responsável destaca-se toda a riqueza cultural e arqueológica que este país tem relacionado com a sua própria história ao nível da cultura maia. Para Cristina Pinto “é obrigatório fazer as excursões Coba/Tulum e Chichén Itzá, há outras vertentes também para quem quiser um pouco mais de animação como o Parque Xcaret, que permite que as pessoas, através de espetáculos noturnos, de dança e representação, contactem com toda a história do México e durante o dia possam usufruir passeando, banhando-se num rio e numa pequena praia que têm. Existem outras opções como Xel-Há e Xsenses, para quem pretender passar um ou dois dias numa vertente radical e de diversão”.

Olhando para o que se segue, indica a responsável da Jolidey que “acredito sem dúvida que o grande desafio será assistir à retoma da confiança dos clientes em viajar. O ano passado foi realmente muito complicado, com todas as operações canceladas, tivemos uma mais-valia no final no ano passado que foram as operações para Cuba a partir de Madrid, também nesta altura arrancámos com as nossas operações para Punta Cana a partir de Madrid, tivemos um final do ano onde tivemos que colocar três aviões”. Sendo assim e concluindo, indica a responsável que “o objetivo para este ano é sem dúvida alguma continuar a retoma da confiança dos clientes que tiveram que cancelar as suas férias no ano passado. Estamos no bom caminho, já se sente mais confiança para viajar”.