Fátima e Guarda recebem VII edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Fátima e Guarda recebem VII edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A VII edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), uma organização da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, irá decorrer entre 7 e 9 de março de 2019, em Fátima e na Guarda. O evento, que conta com o apoio das Câmaras Municipais de Ourém e da Guarda, do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, abordará o Turismo Católico de Fátima assim como o Turismo de Herança Judaica da Guarda. Segundo Alexandre Marto Pereira, vice-presidente da ACISO, a associação está já em negociações com diversos parceiros, nomeadamente as ARPT’s (Agências Regionais de Promoção Turística), para que o evento se prolongue e termine na BTL (que decorre de 13 a 17 de março), como já é tradicional.

Este ano há já várias novidades que podem ser anunciadas, destacando-se aqui a presença de um destino convidado pela primeira vez, que será Israel. Alexandre Marto Pereira explica esta decisão pelo facto de estes Workshops serem já uma referência dos eventos de negócio na área do turismo religioso, e um local onde profissionais de todo o mundo se reúnem. “Julgamos que faz sentido apresentar um destino internacional aos muitos especialistas do trade ali presentes”, explica. Além disso, as novas rotas Lisboa – Telavive estão a causar “particular curiosidade aos operadores desta área, nomeadamente àqueles que, vindos das Américas, ponderam triangular os circuitos com uma paragem em Lisboa”, acrescenta o responsável.

Outra novidade será o facto de o seminário ser mais extenso, desenvolvendo-se em paralelo com reuniões B2B. O jantar “oficial” terá lugar em Coimbra. Com a expansão do seminário, que se prolongará por um dia inteiro, as expectativas da ACISO é que o número de participantes chegue às mil pessoas, das quais cerca de 400 do trade.
Quanto ao painel de oradores, está ainda a ser fechado, em parceria com a autarquia de Ourém, mas Alexandre Marto Pereira afirma que nesta edição se pretende “uma abordagem mais profunda e demorada”, tendo já sido convidada Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, “que tem vindo a dar um sinal de apoio inequívoco aos workshops e ao Turismo Religioso”.

O que são os WITR?
Trata-se de um ponto de encontro de operadores de mais de 40 países, focados em realizar reuniões one-to-one pré-agendadas (em 2017 fizeram-se mais de 4.800 reuniões). Os WITR incluem ainda um seminário dia 7 de março e visitas locais e nacionais, por todo o país. Os 150 hosted buyers esperados serão convidados a visitar a BTL, atingindo o objetivo da ACISO de que “os os WITR e o turismo religioso não se devem fechar em si, muito menos em Fátima, mas serem a porta de entrada de turistas no país”, frisa Alexandre Marto Pereira.

Este artigo foi publicado na edição 316 da Ambitur.