Fatima Hotels Group e Cistermúsica formam parceria

A Fatima Hotels Group tem vindo, ao longo dos anos, a estabelecer várias parcerias com entidades da região em que se insere, num esforço mútuo de promover o que ambos têm a oferecer. A mais recente destas parcerias é formada com o Cistermúsica, pelo valor cultural que este tem vindo a adicionar ao território português.

O Cistermúsica, Festival de Música de Alcobaça, vai já na sua 27.ª edição e pretende aproximar o grande público da música clássica, mas alia a isso um conjunto de cenários monumentais como, por exemplo, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha ou a Universidade de Coimbra, todos eles patrimónios da UNESCO, o que faz com que esta iniciativa da primeira arte seja desenhada também para o desenvolvimento turístico e cultural da região. Esta missão de valorizar o património é acompanhada pelo contributo de uma programação de excelência, descentralizada e acessível.

Desde 1992 que o festival tem vindo a procurar dar alguns dos melhores exemplos de como pode ser ténue a fronteira entre “erudito” e “popular”. Juntando obras célebres e obras raras, a programação percorre os mais diversos estilos e géneros, da Idade Média aos nossos dias. A música portuguesa está presente desde a época de ouro da polifonia até à música atual.

O evento tem tido lugar, desde sempre, no Mosteiro de Alcobaça e na sua multiplicidade de espaços, alguns deles apenas acessíveis ao público durante o festival. Mas além deste palco privilegiado, outros espaços da cidade e da região têm testemunhado a perfeita comunhão da música e dança com o património histórico, com destaque para o Mosteiro de Santa Maria de Cós, outrora um dos mais ricos mosteiros portugueses femininos da Ordem de Cister que, por ocasião do festival, recebe centenas de visitantes.

Ao longo dos anos o Cistermúsica ganhou uma dimensão nacional, ao estabelecer parcerias estratégicas que levam parte da sua programação a outros municípios do país que partilham da lógica de descentralização cultural à escala regional. Alexandre Marto Pereira, CEO da Fatima Hotels Group partilha desta visão e afirma que “temos muita admiração pelo esforço e pelo valor que o Cistermúsica adiciona à região e é do nosso interesse acompanhá-los nos passos do caminho da internacionalização e do interesse turístico”.