Julien Leroy, proprietário do MAMA Shelter Lisboa, fez um balanço do funcionamento do último ano desta unidade que alia o alojamento e a restauração/F&B, sendo que este último representou 50% da faturação, perto de cinco milhões de euros (considerando que o rooftop, ponto-chave do hotel, esteve aberto de abril a outubro de 2024).
Deste modo, a faturação total da unidade foi de 10 milhões de euros, sendo que os meses com melhor performance foram maio e setembro. Já a taxa de ocupação média rondou os 75%.
Na parte de alojamento, o mercado predominante foi o francês, seguindo-se Portugal, Reino Unido e Alemanha. Brasil e EUA representaram 10%. Mas no restaurante a situação inverte-se, visto que o mercado português representou 70% das visitas.
Na vertente MICE, que a unidade já tinha relevado no ano passado ser uma vertente em constante aposta, Julien Leroy revela que “notámos um crescimento importante ao longo dos anos, com mais reuniões e celebrações, que usufruem da oferta holística do MAMA Lisboa: quartos, restaurante, rooftop, Pátio, Atelier e animações”.
Neste caso, o departamento de grupos representou à volta de 20% da faturação de 2024, com dois espaços de reunião (Pátio e Atelier).
MAMA Hour e nova sala de reuniões: as novidades para 2025
O proprietário do MAMA Shelter Lisboa revelou que já neste mês de janeiro lançou a MAMA Hour, “uma iniciativa que visa dinamizar a comunidade local e fomentar a vida do bairro (entre quem trabalha e quem vive nesta zona da cidade). Com esta oferta de F&B e entretenimento (DJ), todas as quintas-feiras, ao fim do dia, na esplanada da Rua Alexandre Herculano, pretendemos contribuir para que os lisboetas tenham mais motivos para celebrar e antecipar o fim de semana – que também é sempre repleto de energia no Mama Shelter Lisboa”, explica Julien Leroy.
A oferta de entretenimento também se tornou mais variada com novos artistas de música ao vivo a tomarem as rédeas do restaurante ao domingo à noite – Sunday Night Live –, levando os clientes numa autêntica viagem entre estilos e culturas.
Em março, passará a existir uma nova sala de reuniões (Atelier Penthouse), com capacidade para 100 pessoas. Esse espaço ficará localizado no oitavo piso do hotel (ocupando uma área de 4 quatros), “o que nos permite dar resposta às solicitações que temos em termos de MICE”.
Esta será uma “opção perfeita para empresas que pretendem organizar a suas reuniões de equipa e eventos num espaço que tem mais valência do que apenas uma sala de reuniões e que procuram uma oferta de MICE mais dinâmica, envolvente e criativa”.
Outro aspeto que deriva da localização deste espaço no oitavo piso é que se pode tirar partido do terraço e do rooftop, localizado no piso de cima. Desta forma, os clientes conseguem desfrutar de um serviço completo (corporativo, F&B e entretenimento), que é !algo que está no ADN da marca MAMA Shelter”.
Revelando-se otimista para 2025, Julien Leroy ressalta que tem como principal objetivo “continuar a ser um espaço relevante para todas as ocasiões, desde o almoço ao jantar, passando pelo brunch, com boas sinergias em todas as áreas do hotel para manter a atmosfera existente e chegar a novos mercados com o novo Atelier (Penthouse), e criar mais ofertas de F&B para nos mantermos no top of mind das pessoas e criar memórias”.
Por Diana Fonseca