Feira das Viagens supera expetativas no Porto e Coimbra

A Feira das Viagens registou, este ano, mais um êxito assinalável de vendas de viagens, tendo merecido o entusiasmo e aplauso do público e dos expositores. O mau tempo prejudicou a Feira de Lisboa (6 a 8 de maio), mas o Porto (13 a 15 de maio) e Coimbra (20 a 22 de maio) superaram as expectativas, tendo as vendas nestas cidades compensado a quebra de visitantes em Lisboa.
Em 2016 cerca de 17.000 pessoas visitaram a Feira das Viagens (5.000 em Lisboa, 9.000 no Porto e 3.000 em Coimbra) tendo, na generalidade, optado por destinos de praia como o Algarve, Açores, Madeira, Baleares, Cabo Verde, Marrocos, Caraíbas, Brasil e Tailândia.
Este número esteve muito aquém dos 30.000 que eram esperados pela organização, essencialmente devido ao temporal que se verificou em Lisboa nos dias 6 e 7 de maio e que se traduziu numa quebra de 60% do número de visitantes de 2015 (12.500) para 2016 ( 5.000). Ainda assim, os visitantes que se deslocaram ao Campo Pequeno foram com a intenção clara de aproveitar as oportunidades dos expositores de Lisboa. Uma boa parte deste público acabou por efetuar reservas.
Embora o número global de visitantes tenha ficado aquém das expectativas, as vendas acabaram por ser muito satisfatórias não só para os expositores que só participaram na Feira das Viagens do Campo Pequeno mas principalmente para os que estiveram também no Porto e em Coimbra.
De acordo com um inquérito realizado nas três cidades cerca de 35% dos inquiridos confirmaram ter comprado viagens durante a Feira e 50% manifestaram intenção de o fazer nos próximos 15 dias. Apenas 15% dos visitantes declararam não tencionar comprar viagens.
Os meios online foram apontados como o principal canal de divulgação da Feira, tendo obtido mais de 50% das respostas, seguindo-se a Imprensa escrita com 17%, a TV com 15% e a rádio/outdoors com10%. O “passa palavra” também foi evocado por 7% dos inquiridos.
Segundo Rosário Louro, uma das responsáveis pela organização da Feira das Viagens, “ Coimbra foi uma agradável surpresa. O público mostrou-se interessado e percebeu rapidamente as vantagens de comprar viagens num formato de concorrência aberta. Foram muitos os que afirmaram que iriam voltar no próximo ano” e adiantou “ neste momento podemos já confirmar que maio de 2017 terá seguramente mais uma edição da Feira das Viagens em Lisboa, Porto e Coimbra.”