Feira de Aventura, Montanha e Ecoturismo em Vouzela

Rapel, BTT, canionismo, tiro com arco e canoagem estão entre as experiências ao dispor dos visitantes da FAME, a primeira Feira de Aventura, Montanha e Ecoturismo, que se realiza em Vouzela no mês de maio. De acordo com o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, este é um evento único que tem por objetivo promover o concelho e divulgar o Parque Natural Local Vouga Caramulo, onde terão lugar diversas atividades ao ar livre, no fim de semana de 07 e 08 de maio, explica a Lusa.

“O nosso pilar de desenvolvimento é o turismo de natureza, enquadrado na nossa estratégia da promoção do Parque Natural Local Vouga Caramulo. Pretendemos que este seja um dos eventos de referência nos próximos anos, que traga pessoas a Vouzela, mas também que permita aos profissionais apresentarem o que são os seus produtos e atividades que desenvolvem”, alegou.

A primeira Feira de Aventura, Montanha e Ecoturismo (FAME) resulta de uma parceria entre o Município de Vouzela e a empresa Nómadas – Turismo de Aventura e visa “promover o turismo ativo em Portugal, aproximando o público em geral das empresas que vendem serviços de turismo e das que vendem equipamentos”.

“O evento terá lugar no Parque Industrial de Vouzela Monte Cavalo, que possui um pavilhão com 1.500 metros quadrados, o que possibilita que, mesmo que as condições climatéricas não sejam favoráveis, seja possível desenvolver o evento com toda a qualidade e valências”, informou.

Durante a conferência de apresentação da FAME, que decorreu ao final da manhã de hoje, o autarca de Vouzela revelou que estima que passem pelo evento de dois dias cerca de duas mil pessoas.

“Queremos que a fasquia de entradas seja colocada nas duas mil pessoas, num fim de semana com atividades de ‘outdoor’ e ‘indoor’, demonstrativos do que se pode fazer nesta vertente de turismo montanha e de aventura. Esperamos que seja uma oportunidade de desenvolvimento económico”, sustentou.

O responsável da empresa Nómadas – Turismo de Aventura, Otávio Teixeira, revelou que este vai ser um evento diferente, assente na exposição de empresas, ciclo de conferências onde os interessados poderão recolher informação sobre temas técnicos e, por último, na possibilidade de se poder experienciar o que as empresas disponibilizam.

“É um evento que pretende ser de âmbito nacional e que vai ter empresas de referência nacional. Temos 20 empresas registadas, mas acredito que vamos ter o dobro”, concluiu.