Festival “Almadrava” dá a conhecer tradição da pesca do atum

Festival “Almadrava” dá a conhecer tradição da pesca do atum

Categoria Eventos, Explore

O Eco-hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, realiza de 26 a 28 de abril a 6ª edição do Festival do Atum “Almadrava”, com entrada gratuita, refere a unidade à imprensa.

Com o objetivo de “manter viva a história” (da unidade hoteleira), resultante da “reabilitação do antigo Arraial Ferreira Neto”, no sábado, esta iniciativa inclui uma “visita guiada por um antigo morador, que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum era o único sustento das famílias que habitavam neste local”, lê-se no comunicado. Outro ponto alto da programação será a demonstração da desmancha do atum, ou “arte de ronquear”, em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, seguida de uma prova de vinhos Santa Vitória.

A exposição “Mundos Líquidos” do fotógrafo Paulo Viegas, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico dedicado à pesca do atum existente no hotel e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atrações do festival. Paralelamente, decorre uma mostra de artesanato com a participação de associações e artistas locais.

Durante todo o fim-de-semana, este festival a conta ainda com diferentes momentos gastronómicos dedicados ao atum e aos sabores do mar. Por exemplo, sábado decorre o jantar buffet Almadrava e no domingo, o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região. As crianças até aos seis anos não pagam e dos sete aos 12 têm 50% de desconto.