Festival ART&TUR 2023 nas Caldas da Rainha

A Centro Portugal Film Commission deu início à divulgação da XVI edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo (ART&TUR), que decorre este ano na cidade das Caldas da Rainha, entre os dias 24 e 27 de outubro.

“Um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo a nível global”, o Festival ART&TUR é “uma oportunidade de promoção internacional para a cidade, para o Centro de Portugal e para todo o país”, afirma a Centro Portugal Film Commission, num comunicado enviado à imprensa.

O evento, segundo a organização, procura ser abrangente, no tempo e na diversidade de iniciativas, propondo diversos desafios na esfera da promoção cultural e do turismo.

Em breve, a Centro Portugal Film Commission apresentará em detalhe várias competições, entre elas “o prémio de melhor filme de turismo a nível mundial (ART&TUR Global); o prémio de melhor filme nacional (ART&TUR Portugal); o prémio para a melhor publicação em ‘blog’ sobre o destino Caldas da Rainha (Blogging Caldas); o prémio o melhor audiovisual sobre as Caldas da Rainha (ART&FACTORY); e ainda a competição de cenários cinematográficos em parceria com a ESAD (ART&TUR Location Scouting)”, segue a organização em comunicado.

O festival ART&TUR integra a rede internacional de festivais de cinema de turismo CIFFT. Para promover a região a nível mundial, as Caldas da Rainha contarão com a presença de produtores de audiovisual e especialistas de turismo de todo o mundo, durante os quatro dias do certame.

Entre os parceiros do evento, encontram-se o Turismo Centro de Portugal e várias instituições locais, como a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Centro Cultural e de Congressos, ESAD, ACCCRO, União de Freguesias das Caldas da Rainha, Museu do Hospital e das Caldas, Museu Malhoa. Outras entidades serão anunciadas em breve pela Centro Portugal Film Commission.

Outra parceira do ART&TUR é a TAP, “que premeia os vencedores de cada edição, com a divulgação dos melhores filmes da competição nacional nos voos de longo curso, dando a conhecer o que existe de melhor em cada região através de filmes promocionais e documentários de turismo de reconhecida qualidade”, revela a organização em comunicado.

Os filmes podem ser submetidos no ‘site’, junto do regulamento de participação. A inscrição pode ainda ser feita numa plataforma criada exclusivamente para o efeito. As submissões podem ser apresentadas até dia 30 Junho.