Festival dos Descobrimentos – Uma viagem no tempo há muito ansiada

Após uma suspensão derivada das restrições da crise pandémica, um dos maiores eventos do concelho de Lagos está de volta para a sua 11.ª edição, de 4 a 7 de maio. Realizado de dois em dois anos, o centro histórico da cidade mergulha na sua História tão intimamente ligada ao período dos Descobrimentos Portugueses, convidando residentes e visitantes a reviver este dinâmico período.

Com uma edição de sucesso em 2019, a paragem forçada acabou por motivar a autarquia em organizar um regresso em grande e com muitas surpresas – uma ampliação do espaço de realização do evento no centro histórico de Lagos, novos polos temáticos com experiências interativas para toda a família, grandes e fascinantes espetáculos, conferências, visitas comentadas, recriações históricas, animação permanente no recinto e uma feira com artesanato, comes e bebes e outros produtos que torna impossível não sentir que fez uma viagem ao passado de Lagos.

Apesar de todas as novidades, o coração deste evento âncora vai manter-se na participação de toda a comunidade, envolvendo associações locais e todas as escolas do concelho nesta grande festa, sendo um dos pontos altos o cortejo histórico ao longo da Avenida dos Descobrimentos que marca a abertura da feira quinhentista.

Assinalando-se este ano os 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade pelo rei D. Sebastião, esse foi o tema escolhido para este ano, estando as atividades bastante ligadas ao jovem monarca, à sua passagem por Lagos e à sua partida para a batalha de Alcácer-Quibir. Com tantos mitos e simbologia associados, quem sabe se D. Sebastião não fará uma visita ao nosso Festival dos Descobrimentos este ano?