Arranca hoje mais uma edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Brasil. A Ambitur marcará novamente presença neste evento, a convite da organização da feira e da TAP. Mas antes de embarcar esteve à conversa com Eduardo Zorzanello, diretor do Festuris, que não duvida que este ano será “marcante”.
O que se pode esperar do Festuris este ano?
Neste ano teremos um Festuris marcante. No mês de maio deste ano nosso estado foi atingido por uma enchente histórica e devastadora que destruiu estradas e o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. As estradas já foram recuperadas e os deslocamentos terrestres já estão refeitos e seguros. O Aeroporto reabriu dia 21 de outubro, para voos nacionais. Os voos internacionais somente em dezembro.
E mesmo que os voos internacionais sejam reativados somente em dezembro, vamos ampliar o número de destinos internacionais no Festuris deste ano. Na edição passada vieram 40 destinos/países. E para este ano já temos mais de 50 confirmados.
As atividades já tradicionais como os Espaços Luxury, LGBT+, Wedding, Business & Innovation, Green Experience e Food & Drinks estão confirmadas para este ano. As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul.
O Salão RS é o local que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Rio Grande do Sul, que sofreu com uma tragédia climática histórica. O objetivo do Festuris é mostrar em uma área exclusiva a resiliência do estado e o quanto está preparado para receber visitantes. O local contará com sinalização temática, palco de conteúdo para discussões, pórtico de acesso, painel de Led e elementos de cunho cultural tradicionalista. Resgatar a autoestima do RS é o foco principal.
A outra novidade é o espaço Health & Wellness que busca uma união entre a medicina convencional com as práticas complementares, abordando a saúde física, mental, espiritual e social. O objetivo é oferecer ao trade produtos, serviços e destinos de bem-estar e saúde, uma vez que esse turista gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional.

Que momentos não se podem perder? E por que razão deve o setor visitar o Festuris este ano?
O Festuris é fruto da qualidade de entrega. Por que o Festuris tem esse apreço e é convidativo? Por que as pessoas querem estar no Festuris?
Porque ele é um evento que transpassa o comum, busca ser de vanguarda, busca dialogar com o mercado, ser atrativo de novas ideias. O evento não se acomoda, é um evento vivo, dinâmico, com uma interlocução com diferentes frentes do mercado. Quais as novidades? Quais as tendências?
O Festuris dá palco para o conteúdo, para o debate, para exposição de novas ideias e formação de conhecimento. É um evento que sempre valorizou a segmentação turística. Preocupado com cada nicho específico.
Qual é a área total do espaço da feira e número de expositores?
Vamos ocupar a área total do Serra Park, que é 22 mil metros quadrados. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 stands na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
Qual a importância da participação de Portugal neste evento?
Portugal tem uma representação muito expressiva. No ano passado, por exemplo, tivemos 23 marcas portuguesas envolvidas no Espaço Luxury, destinado ao mercado de alto padrão.
O ponto de maior destaque é a conexão entre os dois países. Portugal busca o Festuris para prospectar negócios com importantes marcas do trade global, mas também expor seu destino para os brasileiros com intuito de captar visitantes daqui.
O que podemos esperar da presença portuguesa este ano?
O objetivo é manter a quantidade de portugueses que vieram a Gramado na edição passada. O Visit Portugal confirmou presença com todas as sete regiões. Coimbra também virá, bem como representação do enoturismo.
Por Inês Gromicho