Fevereiro traz o colorido das flores e muita diversão aos parques e monumentos de Sintra

Fevereiro traz o colorido das flores e muita diversão aos parques e monumentos de Sintra

Categoria Agenda, Inside

Fevereiro é o mês mais curto do ano, mas, nos parques e monumentos de Sintra, isso não significa uma agenda menos preenchida. Por estes dias, tendo como inspiração a beleza das camélias e das orquídeas, todos são convidados a abrir as portas à primavera e à diversão proporcionada pela descoberta das maravilhas do mundo natural.

No fim de semana de 9 e 10 de fevereiro, das 10h00 às 18h00, o Terreiro do Palácio Nacional de Sintra fica mais colorido com a “Exposição de Camélias e Orquídeas”. Antecipando a primavera que se aproxima, este evento anual promove o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra e permite admirar os melhores exemplares destas espécies trazidos pelos participantes. Também é possível adquirir plantas e assistir a demonstrações gratuitas de técnicas de propagação, de poda, de envasamento e de manutenção. A edição de 2019 é dedicada ao Japão e conta com espetáculos, workshops e visitas guiadas, tudo atividades com entrada livre, mas que, em alguns casos, implicam uma inscrição prévia. A exposição é organizada pela Parques de Sintra em colaboração com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e com o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP).

A 16 de fevereiro, às 9h30, na Quintinha de Monserrate, celebra-se o dia de Darwin (que se assinala a 12 de fevereiro), com uma sessão de anilhagem. Através desta iniciativa, pretende-se que todos possam descobrir um pouco daquele que é o trabalho diário fascinante de muitos cientistas, que trabalham para estudar e proteger a biodiversidade. A anilhagem é uma técnica científica que, embora simples, permite aceder a várias informações sobre as aves (peso, sexo, idade, entre outras), através da sua captura temporária e colocação de uma anilha de identificação em cada indivíduo. É um processo muito importante na conservação da avifauna, que os participantes nesta sessão podem conhecer melhor. Além disso, é uma oportunidade de observar de perto os exemplares capturados e de aprender a distinguir as várias espécies de aves, bem como as suas características.

Para prosseguir a divertida exploração do mundo animal, outra proposta: “Aqui Há Burro!”, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Todos os sábados, às 10h00, 12h00 e 15h00, crianças e adultos são convidados a interagir com os afáveis, pacientes e calmos burros. A atividade revela aspetos menos conhecidos destes simpáticos animais e termina com um agradável passeio pela floresta de Sintra, em que as crianças montam e os pais conduzem os burros à guia, num clima de cumplicidade.