FIA recebeu mais de 100 mil visitantes

A FIA Lisboa 2016 reforçou a sua posição como palco da maior Festa Intercultural da Península Ibérica tendo este ano recebido mais de 100 mil visitantes. Novas áreas de exposição como o Espaço Design Nacional by LxD – Lisboa Design Show, para promover peças de joalharia, vestuário, calçado, mobiliário, entre outros, de origem nacional, e a presença, pela primeira vez em termos internacionais, da China e da Namíbia, foram os grandes destaques da edição de 2016 da FIA, que decorreu de 25 de Junho a 3 de Julho.
Esta que é a 2ª maior feira intercultural da Europa – organizada pela Fundação AIP com o apoio do IEFP, e que este ano contou, pela primeira, vez, com o Alto Patrocínio da Presidente da República – está à beira de completar 30 anos. Desde o artesanato mais tradicional e local, representativo da arte que distingue cada região, às ‘bugigangas’, aos bikinis, às roupas frescas de pano e aos chinelos de couro, os visitantes da maior Festa Intercultural da Península Ibérica puderam sentir o passado, viver o presente e experimentar o futuro nos mais de 30 000 m2 que a FIA oferece.

África do Sul, Alemanha, Brasil, Cazaquistão, China, Colômbia, Congo, Cuba, EUA, Egipto, Espanha, França, India, Indonésia, Itália, Madagáscar, Marrocos, Moçambique, Nepal, Peru, Polónia, Quénia, Reino Unido, Rússia, Senegal, Sérvia, Suíça, Tailândia, Tunísia, Turquia, Vietname, Zimbabwe entre outros foram alguns dos países que marcaram igualmente presença afirmando o posicionamento da FIA como plataforma de excelência para a promoção e o desenvolvimento da cultura, artes e tradições.

Com mais de 600 expositores e cerca de 40 países participantes, os visitantes têm oportunidade de contactar com as várias culturas representadas e adquirir o que de melhor que têm para oferecer. A 29ª edição da FIA ofereceu, este ano, um vasto programa do qual fizeram parte exposições temáticas, prémios e concursos, ateliers, workshops, actuações musicais, jogos tradicionais e conferências.

A FIA Lisboa assume-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local, tendo aperfeiçoado, ao longo dos seus quase 30 anos de história, a simbiose entre economia e cultura, tradição e inovação. A FIA Lisboa 2016 contou ainda com mais de 200 manifestações paralelas, entre elas workshops, seminários e desfiles.