FITUR 2019: Portugal tem a segunda maior representação entre os países participantes

FITUR 2019: Portugal tem a segunda maior representação entre os países participantes

Arrancou hoje a 39.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), a ter lugar na IFEMA – Feira de Exposições de Madrid, em Espanha, entre 23 e 27 de janeiro. Esta edição traz muitas novidades e empresas portuguesas. Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, este ano Portugal terá a 2.ª maior representação entre os países presentes na FITUR.

Entre algumas entidades que marcaram presença na feira de turismo de Madrid estiveram a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, e os presidentes do Turismo Centro e do Algarve, Pedro Machado e João Fernandes, respetivamente.

Também presentes nesta Fitur estiveram ainda a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Turismo do Alentejo, as Aldeias Históricas de Portugal, Solférias, Once Upon a Trip, Associação Odiana e o destino Nazaré, entre muitos outros.

Agora algumas novidades e destaques:

Ana Mendes Godinho visita a FITUR

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, tem estado em território espanhol nos últimos dias, aproveitando para reunir-se com a sua homóloga espanhola, Isabel María Oliver, e juntas definirem ações de cooperação entre os dois países no setor turístico.

Hoje está de passagem pela FITUR, visitando os stands e expositores portugueses na parte da manhã e participando, enquanto oradora, na reunião de alto nível do World Travel Tourism Council (WTTC).

Portugal estreia-se na Fitur Gay (LGBT+)

A República Dominicana é o país convidado desta edição, que apresenta diferentes secções — a Fitur MITM (Mice & Business), Fitur Salud (Saúde), Fitur Festivales (Festivais), Fitur Cine (Cinema) e a Fitur Gay (LGBT+).

2019 marca a estreia de Portugal na Fitur Gay (LGBT+), com a marca Proud Portugal, numa altura em que o país é candidato — tal como Espanha — para receber o EuroPride 2022, o maior evento de celebração de orgulho gay na Europa. Pela 1.ª vez a secção contará ainda com Nova Iorque e a Tailândia.

Em 2020 a FITUR terá nova diretora 

Foi já anunciado que María Valcarce foi nomeada como a nova diretora da FITUR, a assumir funções após o final desta edição. Substituirá assim Ana Larrañaga que foi promovida dentro da IFEMA para o cargo de diretora de negócios de feiras.

Rita Inácio, na 39.ª Feira Internacional de Turismo de Madrid