FITUR 2023 prevê crescimento recorde numa “edição muito forte”

Começa hoje, dia 18, e prolonga-se até 22 de janeiro mais uma edição da FITUR, em Madrid que, segundo nos revelou a organização, contará este ano com a presença de 138 empresas portuguesas, incluindo expositores e co-expositores. María Valcarce, diretora da FITUR, revela à Ambitur que uma vez mais o objetivo, em termos de promoção, foi levar a imagem da Feria Internacional de Turismo ao mundo através de acordos com importantes parceiros dos cinco continentes. E os resultados estão à vista: os números finais “são muito bons e já muito próximos do recorde de todos os tempos da FITUR”, garante a gestora. E acrescenta que “a resposta das empresas e destinos tem sido incrível”, o que leva a que a feira venha a registar um crescimento recorde em todas as variáveis (superfície líquida, expositores, compradores, internacionalidade e imprensa acreditada). Ou seja, resume, “vamos realizar uma edição muito forte da FITUR que é altamente representativa da força da indústria do turismo global”. Portugal continuará a ser um dos destinos internacionais mais bem representados.

Apresentando-se novamente como um evento presencial, com a participação de destinos e empresas que, este ano, regressam “mais fortes do que nunca”, a FITUR conta ainda com a “ajuda” da plataforma digital LIVEConnect que permite a expositores e visitantes uma ferramenta de rede adicional para alargarem o âmbito geográfico e temporal da feira.

María Valcarce assegura que, nesta edição, são muitas as novidades, em todas as secções especializadas, nos programas de atividades e a nível das propostas apresentadas pelas empresas e destinos participantes. Este ano, por exemplo, a Guatemala será o país parceiro da FITUR, prometendo surpreender pela riqueza e variedade dos seus recursos turísticos. A feira irá ainda estrear uma nova área para o turismo desportivo – FITUR Sports, desenvolvida em conjunto com a associação espanhola da indústria desportiva (Afydad), que mostrará como este segmento “é um motor de crescimento sustentável para a nossa indústria”.

Outras novidades incluem a ampliação da FITUR Cruises, para abranger B2B e B2C com uma proposta “muito atrativa e inovadora”, indica a gestora, para que este tipo de “turismo azul” tenha o seu espaço na feira. E, em cada uma das secções do recinto, renovaram-se programas, atividades e participações.

María Valcarce não duvida pois que serão cinco dias de “grande intensidade” que aguardam todos os profissionais desta indústria. Esta é uma oportunidade, resume, “para se colocar ao corrente das novidades e tendências, fazer contactos profissionais e descobrir oportunidades que podem complementar, enriquecer e ampliar os seus conhecimentos sobre a indústria global do turismo”.

Ao todo serão 10 áreas a não perder. Além das duas já referidas, os visitantes poderão contar com a FITUR Mice; a FITUR Techy, com fóruns sobre negócios, destinos, sustentabilidade e tendências futuras; a FITUR Know How & Export, a plataforma de promoção de PME’s espanholas de base tecnológica; a FITUR Talent, centrada no valor dos recursos humanos e na formação; FITUR Woman, dedicada à promoção da liderança feminina; FITUR Lingua, especializada no turismo idiomático; FITUR Screen, no turismo cinematográfico; e FITUR LGBT+, dedicada à promoção da diversidade e restauração deste perfil de viajante.

Por Inês Gromicho