Fitur: “Estimamos superar os 600 expositores e as oito mil empresas participantes”

Apesar do cancelamento de algumas feiras e eventos do setor turístico, a nível europeu e mundial, na sequência da evolução da pandemia de Covid-19, a IFEMA Madrid decidiu manter as datas originalmente planeadas para a realização da 42ª edição da Fitur. Assim, a feira espanhola terá lugar este ano, em formato presencial, entre 19 e 23 de janeiro, e María Valcarce, diretora da FITUR, garante à Ambitur que será uma “grande edição” com números muito próximos das edições anteriores à pandemia. Serão ocupados os oito pavilhões da avenida central do recinto da IFEMA, com uma oferta completa dos destinos e empresas espanhóis, e um “importante crescimento da participação internacional”. “Embora ainda não tenhamos os números definitivos, estimamos superar os 600 expositores com stand e as oito mil empresas participantes”, aponta ainda.

No que se refere à presença portuguesa, María Valcace assegura que “é um destino muito importante na Fitur”, com um stand de grandes dimensões e um dos principais expositores no que se refere ao elevado número de empresas e conteúdos que reúne. “Além disso, Portugal é um dos destinos mais apreciados e queridos dos turistas espanhóis, que se sentem muito próximos à sua cultura e conhecem a riqueza e variedade das propostas turísticas do país”, sublinha. A organização explica que o Turismo de Portugal vai ter um grande stand bem posicionado e a oferta de várias cidades portuguesas, com o seu próprio espaço.

Além de Portugal, o certame de 2022 terá novas empresas e destinos internacionais, conteúdos renovados e atividades e secções diversas, desde a Fitur MICE, á Fitur Techy, passando pela Fitur Know How, pela Fitur Screen, Fitur LGBT+, Fitur Talen e Fitur Woman. Este ano irá estrear ainda um espaço dedicado à indústria de cruzeiros – Fitur Cruises – que, durante o fim-de-semana, irá focar-se nos seus desafios com a pandemia; e o observatório Fitur NEXT, que analisará o contributo do turismo para uma sociedade mais acessível.

Para quem estiver presente, a IFEMA garante o rigor da implementação de medidas de segurança, controlo de temperatura, tecnologias para contagem de pessoas, além da exigência do Certificado Digital Covid da UE, pedindo a cidadãos de outros países o mesmo requisito que Espanha exige na fronteira, o QR Spain Health. Obrigatório será ainda o uso de máscara no interior das instalações que estarão dotadas de um avançado sistema de ventilação que garanta a renovação completa do ar a cada 20 minutos.

“Como o objetivo da Fitur é dinamizar o negócio turístico, toda a cadeia de valor desta indústria tem a oportunidade de encontrar-se, fechar acordos, identificar provedores, conhecer as novidades, estabelecer as bases de trabalho para todo o ano”, lembra María Valcarce. E acrescenta que “estamos em vias de recuperação do turismo e a Fitur vai contribuir para este objetivo com todos os meios ao seu alcance, desempenhando um papel muito importante na reativação do mercado turístico mundial e no esperado arranque da atividade”.

Fitur MICE

Tal como todos os anos, o setor dos congressos e viagens corporativas tem uma secção dedicada na Fitur, um espaço de networking e exclusivamente profissional concebido para identificar clientes e gerar negócio. Este ano, a Fitur MICE começa dois dias antes da inauguração do certame – dias 17 e 18 de janeiro – e oferecerá um ponto estratégico para o encontro entre a oferta e a procura. A Fitur MICE conta com um total de 42 expositores de 12 países que realizarão uma agenda de reuniões previamente marcadas com 56 buyers de 21 países, rigorosamente selecionados entre os 281 registos recebidos.