FlixBus anuncia expansão em Portugal no seguimento da abertura do mercado de transporte “Expressos”

A FlixBus, o maior operador europeu de transporte rodoviário de longa distância, congratula a aprovação da legislação que promove a abertura do mercado português de transporte “Expressos” à concorrência e inovação, bem como o acesso transparente, equitativo e não discriminatório a interfaces e terminais rodoviários de passageiros aprovado pelo Conselho de Ministros e publicada hoje em Diário da República.

Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha comenta: “Este é um grande passo que irá revolucionar o setor da mobilidade em Portugal. O acesso livre de todos os operadores ao mercado permitirá aumentar o investimento da FlixBus em Portugal, a nível económico e de recursos, traduzindo-se em crescimento para o país e para as empresas locais parceiras. A abertura do mercado nacional do serviço de transporte Expresso é uma decisão muita positiva que permitirá a modernização do ecossistema português de transporte de longa distância – acima de tudo, beneficiará muito positivamente aqueles que são sempre os últimos beneficiários de qualquer sistema de mobilidade: os passageiros.”

A abertura do mercado à concorrência e inovação irá trazer mais opções de transporte para os passageiros portugueses, que poderão assim escolher o tipo de serviço adequado às suas necessidades para viajar. Para o setor dos transportes de longa-distância em Portugal isto traduz-se em mais opções de transporte, mais postos de trabalho, mais viagens, preços mais baixos e menos poluição graças à redução da utilização do carro privado.  Atualmente a FlixBus disponibiliza em Portugal serviços de transporte de norte a sul do país, para cerca de 50 destinos na Europa, promovendo um estilo de viagem mais sustentável e ecológico.

Também a garantia da não discriminação e do livre acesso de operadores de autocarro aos terminais rodoviários é da maior importância para a implantação de um sistema de mobilidade mais atrativo em Portugal. Esta medida possibilitará que todos os passageiros da FlixBus possam utilizar o serviço de transporte de autocarro num terminal rodoviário, onde existam os serviços e infraestruturas adequadas para viajar.

A nova legislação prevê ainda a realização de cabotagem – serviço de tomada e largada de passageiros dentro do mesmo país, realizado no âmbito e durante um serviço internacional regular – que já era permitida de acordo com a diretiva europeia 1073/2009. Esta é uma medida que a FlixBus também congratula de forma a complementar e otimizar as rotas internacionais regulares que já opera, permitindo que os passageiros tenham mais opções de viaja com mais frequências.

Por outro lado, existem também alguns aspetos no decreto-lei que tornam algumas medidas menos atrativas.

Pablo Pastega comenta: “Ficámos surpreendidos em relação à falta de requisitos na idade das frotas de autocarros e esperávamos que as autoridades portuguesas fossem mais exigentes no que diz respeito às emissões de gases poluentes. Em média, em outros países europeus, a idade máxima de um autocarro é de 8 anos, de forma a assegurar as mais baixas emissões – na FlixBus todos os autocarros da frota cumprem com a mais exigente norma europeia nesta matéria, a normativa EURO VI e, em Portugal, têm menos de dois anos. Por outro lado, em Portugal, a nova legislação estabeleceu que os autocarros não poderão ter a partir de janeiro 2023 mais do que 12 anos.”

De apontar ainda algumas falhas no que diz respeito a questões de segurança, como a falta de uma medida que garanta a obrigatoriedade de dois condutores a bordo em linhas noturnas. Esta é uma das regras que a FlixBus já aplica atualmente em todos os serviços internacionais que opera e que considera fundamental para manter os mais altos níveis de segurança para os passageiros e para a operação. Por fim, destaque para o número de organismos públicos necessários para obter autorizações e licenças – muitos mais em Portugal do que nos referidos países.

A FlixBus já tem 20 linhas internacionais diretas entre Portugal e o resto da Europa e para em mais de 20 cidades portuguesas que chegam a cerca de 50 destinos europeus. Todas as ligações são feitas com uma frota de autocarros novos, que seguem as mais altas normas de segurança, conforto e baixas emissões de gases, em concordância com a normativa EURO VI. No seguimento da abertura do mercado português de transporte “Expressos” à concorrência e inovação, a empresa irá aumentar o investimento no mercado nacional, com a abertura de uma filial de direito português, a FlixBus Portugal. Irá também abrir um escritório no país, em Lisboa, que será o 20.º escritório da rede FlixBus na Europa e EUA.

Sobre a expansão em Portugal, Pablo Pastega, diz: “Estamos atentos ao mercado português e vamos reforçar o nosso investimento no país. Os próximos passos estão definidos: acabámos de abrir uma entidade legal portuguesa e um escritório em Lisboa, com uma equipa portuguesa que está a crescer significativamente, assim como o número de colaboradores que trabalham para o mercado português a nível global. Esta será equipa irá ajudar-nos a crescer e a criar uma rede FlixBus que cubra o território português de Norte e Sul. Por exemplo, iremos investir ao nível de vendas e marketing, de forma a aumentar o número de pontos de vendas e agências a um nível local e chegar a mais portugueses.”

“Estamos também a aumentar o número de empresas parceiras portuguesas com quem trabalhamos, em linha com o nosso modelo de negócio, valorizando a experiência local e mantendo a autonomia destes. Depois iremos anunciar o nosso plano de expansão para o país, para que mais pessoas possam viajar de forma sustentável connosco: levamos o nosso compromisso climático muito a sério, sendo que todos os nossos autocarros em Portugal têm menos de dois anos e cumprem com a norma EURO VI, a mais exigente a nível de emissões de gases poluentes; temos wifi gratuito, espaço extra nos assentos e um sistema de entretenimento a bordo”, adiciona.

Presente em Portugal desde 2017, a FlixBus é um operador europeu com um modelo baseado em parcerias com empresas regionais e locais que preserva a autonomia destas. Estas parcerias são feitas em todos os países em que a FlixBus está presente: em França, a rede doméstica é gerida em colaboração com mais de 70 parceiros. Em Portugal a empresa pretende crescer bastante e aumentar a rede de parceiros, trabalhando em cooperação estreita com empresas portuguesas de autocarro locais. Isto traduz-se em mais oferta nas opções de transporte, mais postos de trabalho, mais passageiros, preço mais baixos e menos poluição graças à redução da utilização do carro privado.

Mapa interativo da rede FlixBus : https://www.flixbus.pt/percursos-autocarros