A FlyFair, startup portuguesa, nasce com o objetivo de ajudar os passageiros a reclamarem indemnizações junto das companhias aéreas, depois de prever constrangimentos nos voos durante os próximos dias.
Além das greves no controlo de tráfego aéreo por toda a Europa e outras paralisações no setor de aviação, em particular no Aeroporto de Lisboa – no limite da sua capacidade e com cerca de 50% de voos afetados por atrasos ou cancelamentos durante o passado mês de junho – junta-se ainda a entrada de mais de um milhão de jovens para assistirem às Jornada Mundial da Juventude, que tem lugar de 1 a 6 de agosto.
“Perturbações são, naturalmente, esperadas durante os próximos dias” afirma Ivan Ferreira, CEO da FlyFair, acrescentando que “estaremos atentos a todas as irregularidades e daremos todo o apoio necessário aos passageiros lesados, para que se façam valer dos seus direitos”.
Se for viajar de avião, saiba que de acordo com o Regulamento CE 261/2004 que regula os voos na União Europeia, quando um voo é cancelado, atrasado mais de três horas ou o embarque lhe seja recusado por motivos intrínsecos à companhia aérea, além do reembolso do bilhete e do direito a assistência (que inclui alimentação, alojamento, transfer e comunicações), tem direito a pedir uma indemnização de 250 a 600 euros, valor que varia conforme a origem e o destino da sua viagem.
“A FlyFair tem o objetivo de simplificar a vida dos passageiros, tratando de todo o processo burocrático de garantir a sua indemnização que, por vezes, pode demorar largos meses até à sua resolução”, concluiu o CEO.
Pode pedir ajuda através de um formulário online e gratuito aqui.