A Embaixada de França em Portugal e a Atout France juntaram-se esta terça-feira, 16 de maio, para apresentar à imprensa e especialistas da área do Turismo, os resultados de um estudo sobre as viagens dos portugueses para o território francês, referente a 2022.
O estudo, em colaboração com a NIELSEN, concluiu que 300 pessoas residentes em Portugal viajaram para França no ano passado, numa amostra de 1.500 entrevistas online, sendo que 83% viajou uma a três vezes para o país.
O destino francês é o segundo mais escolhido pelos entrevistados portugueses (28%), sendo que o destino predileto é a Espanha (33%). Saiba que o mercado português é o 10.º mercado de França, atrás de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos.
Meios de transporte
A maioria dos viajantes portugueses optaram por deslocar-se de avião para França (68%), sendo que da totalidade, 46% escolheu voar em companhias aéreas low cost. O automóvel foi o segundo transporte mais usado (23%) e o autocarro ocupou o top três com 11%.
Tipologia das viagens dos portugueses para França
Uma grande parte dos inquiridos viajou no verão de 2022 (39%). Na primavera viajaram 33%, no outono 18% e no inverno 11%. Destas viagens, 74% foram feitas em contexto de lazer (excluindo esqui, que representa apenas 2% do motivo para viajar) e 33% foram visitar familiares ou amigo residentes em França.
Em média, cada viajante ficou no destino 5,5 dias e gastou 560 euros por pessoa, sendo que 36% dos turistas portugueses teve gastos na ordem dos 200 a 400 euros, incluindo preços das passagens aéreas.
A nível de alojamento, 27% ficou em hotéis de três estrelas, 24% em hotéis de quatro estrelas e 23% optou por ficar na residência de familiares ou amigos.
Em relação às viagens em trabalho, apenas 27 dos 300 inquiridos o fez, com 65% a garantir que aproveitou a viagem para trabalho/negócios e também lazer.
Em relação aos motivos para viajar, 60% confessou que foi para turismo urbano, ou seja, visitar as cidades, 54% foi pela gastronomia e 52% fez visitas culturais (museus, monumentos, etc).
A região francesa predileta para os portugueses viajarem em 2022 foi Paris (86%), seguindo-se Córsega e Normandia com 33%. Em média, os portugueses admitem conhecer pelo menos três regiões do país.
Já 65% dos inquiridos que viajou para França fê-lo acompanhado pelo parceiro, 37% com os filhos e 20% com outros familiares adultos.
Reservas e informação: quais são as preferências?
Segundo o estudo, uma grande parte dos portugueses reservaram a viagem, quase na totalidade (95%), pela internet, com os websites dos hotéis a serem os mais usados (47%). As agências de viagens/operadores turísticos representaram 22% das reservas para França.
Também 65% dos turistas portugueses reservaram a viagem em pacote completo (65%) e destes, 63% fez a reserva pela internet e 34% através das agências de viagens. Ainda no sistema de pacote completo, a Booking foi a favorita para reservar (51%), seguindo-se a Trivago (23%) e a eDreams (12%).
A nível de informação, metade dos viajantes consideraram que as mais relevantes são as gerais (50%), com os locais de interesse a ocupar o segundo lugar de preferência nesta matéria (48%) e 44% admitiu que informações de horários e transportes são igualmente importantes.
O índice de satisfação
Os turistas portugueses em França revelaram que a relação qualidade/preço (66%) e as ofertas na internet (38%) tiveram impacto na decisão do destino.
Além disso, 87% quer regressar a França nos próximos dois a três anos, com apenas 13% a dizer que não, sendo que pretendem conhecer novos destinos. Entre os motivos para voltar a visitar o território francês está o apreço pelo país (67%) e a componente de visita a amigos e familiares (46%).
Por fim, França é um destino bem avaliado pelos visitantes portugueses, com destaque para o interesse turístico do país, para o acolhimento e para as informações dadas no local.
A melhorar, os portugueses apontam os preços e os custos de vida, a par da relação qualidade/preço da restauração e outros serviços, e o conhecimento de português e inglês.
A Atout France pretende trazer anualmente estudos sobre o mercado turístico português no país, além de querer apostar mais em estratégias de marketing e comunicação.
Por redação Ambitur